O aplicativo de caronas particulares 99 lança nesta quarta-feira (6) um rastreador de comentários capaz de identificar denúncias de assédio na própria plataforma. O sistema de inteligência artificial que lê os comentários deixados no app após o término das corridas e reconhece as palavras e contextos potencialmente ligado a situações em que o usuário ou o motorista foram abordados de forma incômoda.
Uma equipe faz uma segunda checagem para avaliar os detalhes e então tomar providências, o que inclui o bloqueio da conta e suporte para investigação policial. Isso torna ainda mais importante a documentação de casos assim — um dos maiores problemas é a falta de registros, pois muitas das vítimas “deixam para lá” ou se sentem constrangidas em falar.
No Reclame Aqui, por exemplo, há apenas 4 pessoas relatando problemas com o tema, mas informalmente sabe-se que isso ocorre com mais frequência. Vale destacar que as denúncias também podem ser feitas por um canal para incidentes de segurança no telefone 0800-888-899 — que pode indicar centros de ajuda em diversas cidades, incluindo assistência jurídica e psicológica. Em caso de assédio a mulheres, o atendimento é exclusivamente feminino.
Fonte: Tecmundo