Há 20 anos, visto o iminente sucesso do lançamento do PlayStation nos anos 90, a Sony precisava manter o legado e continuarcomo um dos centros de atenção na indústria e oferecer outras opções para o consumidor, já que a sexta geração de consoles estava por vir.
Superando todas as expectativas otimistas da própria Sony, o PlayStation 2 lançou no ano 2000 no mercado e já chegou metendo o pé na porta. O console foi lançado primeiramente no Japão no dia 20 de março, nos Estados Unidos no dia 26 de outubro, na Europa no dia 24 de novembro e chegou ao Brasil apenas em 2009, no dia 15 de outubro.
O PS2 inicialmente foi vendido por US$ 299 e fazia parte da sexta geração de consoles na época, competindo com outros aparelhos de peso como o Dreamcast da Sega, o Gamecube da Nintendo e o estreante Xbox, aparelho que deu a entrada da Microsoft para o mercado de consoles. No Brasil o console chegou custando aproximadamente R$ 800.
A maior doidera de todas com o lançamento do PlayStation 2 na época foi o fato de que várias pessoas acamparam em filas quilométricas em frente a grandes varejistas, fazendo com que os estoques e as prateleiras se esgotassem em minutos, algo que nunca havia acontecido antes com um lançamento no mercado de games. Não é a toa que em seus primeiros dias de vida o console atingiu a incrível marca de 250 milhões de dólares em arrecadações.
–
Funcionalidades extras
Um dos fatores decisivos para o iminente sucesso do PlayStation 2 foram algumas funcionalidades extras que o aparelho trazia. Confira algumas delas:
- Existia a retrocompatibilidade com o PlayStation lançado nos anos 90, mas era necessário o Memory Card do antigo console para salvar os jogos
- Saindo na frente do Dreamcast e do Gamecube, o aparelho também trazia a função de ler DVD’s, uma tecnologia caríssima na época e que não existia nos concorrentes (e possivelmente um dos maiores atrativos que o ajudou a fazer sucesso)
- Conexão com a internet
- Alguns acessórios que merecem destaque, como controles sem fio, a câmera EyeToy (que funcionava como um sensor de movimentos), tapetes de dança e pistolas em formatos especiais para jogos de tiro.
Vale ressaltar que, por conta do aparelho ler DVD’s, o mercado cinematográfico acabou dando uma impulsionada nas vendas do PS2. Como era um “2 em 1” com preço acessível, muita gente optou em comprar o console ao invés de investir em um DVD player. A Sony inclusive teve de lançar um controle próprio para a demanda dos que optavam pelos filmes.
Catálogo invejável de jogos
Os jogos rodavam a 480p no console, o que indicava um grande avanço se comparado com a geração anterior. No entanto, o PlayStation 2 prometia resoluções em 720p e 1080i, mas foi mal explorado na época e apenas dois jogos conseguiram atingir a resolução máxima, que foram Valkyrie Profile 2 e Tourist Trophy.
Claro, as funcionalidades extras do console deram uma impulsionada nas vendas do aparelho, mas o real destaque mesmo está no catálogo invejável que o PS2 conquistou ao longo dos anos, marcando a entrada de grandes franquias ao mercado.
Resident Evil 4, jogo de Shinji Mikami que revolucionou a franquia Resident Evil, God of War, Guitar Hero, GTA: Vice City e San Andreas, Need For Speed Underground e Kingdom Hearts são apenas alguns dos exemplos dos jogos que vinham à cabeça quando se fala em PlayStation 2. Eu poderia ficar horas e horas aqui falando sobre eles e também sobre outros games que marcaram a época, mas isso é papo para outro especial. Confira alguns números dos dez títulos mais vendidos:
- GTA: San Andreas – 20,81 milhões de unidades
- GTA: Vice City – 16,15 milhões de unidades
- Gran Turismo 3: A-Spec – 14,98 milhões de unidades
- GTA III – 13,10 milhões de unidades
- Gran Turismo 4 – 11,66 milhões de unidades
- Final Fantasy X – 8,05 milhões de unidades
- Need for Speed: Underground – 7,2 milhões de unidades
- Need for Speed: Underground 2 – 6,9 milhões de unidades
- Medal of Honor: Frontline – 6,83 milhões de unidades
- Kingdom Hearts – 6,4 milhões de unidades
No Brasil, um dos jogos mais procurados na época foi Winning Eleven, franquia de jogo de futebol da Konami que hoje em dia foi atualizado para PES. E também existe uma menção honrosa para os Bomba Patch e os GTA’s insanos que vendiam na feirinha, que marcaram o auge da pirataria por aqui.
Também é importante ressaltar a ascenção dos jogos de terror nos anos 2000. Games como Fatal Frame, Siren e Obscure fizeram parte do incrível catálogo que o PlayStation 2 dispobilizou na época, e conseguiu popularizar ainda mais os jogos do gênero.
O console mais vendido de todos os tempos
O PlayStation 2 foi fábricado durante incríveis 13 anos, e a produção do aparelho só parou em 2013. Sim, caros leitores, por mais que o PlayStation 3 estivesse entrando de cabeça no mercado (e um tanto mal recepcionado por conta de alguns problemas no lançamento), o segundo console da Sony ainda continuou firme e forte na sua produção. Também vale ressaltar outro número surpreendente de jogos que foram lançados na sexta geração da Sony: 3.874 títulos, com mais de 1.5 bilhão de cópias vendidas.
Não é a toa que ele é o console mais vendido de todos os tempos, detentor do incrível número de 155 milhões de unidades. Poucos aparelhos estão na sua cola, sendo o Nintendo DS o que mais chegou perto, com incríveis 154 milhões de unidades.
Os anos 2000 será lembrado por este marcante console que foi o PlayStation 2, sempre sendo referência pelos incríveis momentos que proporcionou e por toda uma geração de jovens que frequentavam os últimos dias das locadoras aqui no Brasil. Feliz aniversário!
Fonte: Voxel