A ADATA Technology, fabricante de módulos DRAM de alto desempenho, produtos NAND Flash, acessórios móveis, produtos para jogos, e muito mais, tem planos para lançar cartões SD Express de próxima geração até ao 2º trimestre de 2021.
Com a ascensão de influenciadores das redes sociais, conteúdos gerados pelo utilizador e a implantação de redes 5G em todo o mundo, os criadores de conteúdos, e outros, procuram produtos de alta capacidade, alto desempenho e memória portátil para atender às suas necessidades. Para o efeito, a SD Association lançou o SD7.0, que introduziu duas grandes novas funções, que incluem a incorporação das interfaces PCIe e NVMe em cartões de memória SD para uma atualização significativa em velocidades de leitura/escrita. Estes novos cartões SD serão conhecidos como cartões SD Express. A ADATA vai lançar um novo cartão de memória SD Express até ao 2º trimestre de 2021.
PCIe e NVMe trazem aumento de velocidade de 300%
Incorporar as interfaces PCIe e NVMe em cartões de memória SD é um passo lógico a seguir para satisfazer as exigências dos utilizadores. Em primeiro lugar, ambas as interfaces já são standard em unidades de estado sólido (SSD), que permitem que operem a altas velocidades de até 1000MB/s. Entretanto, os cartões SD já são amplamente utilizados em câmaras e outros dispositivos. No entanto, no passado, o desempenho do cartão SD foi limitado na interface UHS-II com uma velocidade máxima de 312MB/s, ficando muito atrás dos SSD e limitando a sua aplicabilidade para determinadas tarefas. Para concretizar todo o potencial dos cartões SD, o SDA lançou a especificação SD7.0, que incluía a utilização de pinos adicionais, entre outras melhorias, para suportar as interfaces PCIe e NVMe. Isto permitirá o desenvolvimento de cartões SD Express de próxima geração que não oferecem todas as vantagens do fator de forma de um cartão SD, mas com uma melhoria de 300% na velocidade que está a par com as unidades externas de estado sólido.
ADATA vai lançar novos cartões SD Express até ao 2º trimestre de 2021
Como os cartões SD já são amplamente utilizados pelos criadores de conteúdos, a adoção de cartões SD Express será uma experiência perfeita para a maioria dos utilizadores. Não só os cartões SD Express partilham o mesmo fator de forma que os cartões SD legados, como também são retrocompatíveis com UHS-I para uso continuado em câmaras e outros dispositivos. Mas com o anúncio dos SD7.0, os utilizadores poderão agora transferir os seus conteúdos de alta definição para PCs a uma velocidade muito mais elevada, tornando-os numa alternativa viável para os SSDs externos mais volumosos.
A ADATA está a planear lançar um novo cartão SD Express até ao 2º trimestre de 2021. Aproveitando o PCIe Gen3x1, os cartões vão oferecer velocidades de leitura/escrita de até 825 / 410MB/s para satisfazer as necessidades dos utilizadores, especialmente aqueles que usam uma série de portáteis de criadores de marcas internacionais com uma ranhura de leitor de cartões SD7.0.
Por Notícias e Tecnologia