Age of Empires IV, anunciado em 2017 durante Gamescom, vem ganhando holofotes neste final de ano. Desenvolvido pelo Relic Entertainment e World’s Edge, responsáveis também pela remasterização de Age of Empires II: Definitive Edition, revelado durante a X019, o quarto título da franquia de estratégia em tempo real terá diversas novidades fundamentadas nos pilares de exploração, descoberta e conquista, além da inexistência de microtransações.
Porém, muito se é comentado sobre a exclusividade do game para os PCs e sobre a possibilidade de ser lançado para os consoles. Em entrevista para a Stevivor, durante X019, Shannon Loftis, GM da Microsoft Studios, confirmou que irão “explorar nossas opções”, mas que “nossa prioridade número um é fazer funcionar bem com mouse e teclado.”
Desenvolvido por um estúdio da Microsoft, Age of Empires IV, apesar da clara afirmativa de ser otimizado e ter uma ampla experiência nos PCs, pode aparecer nos consoles Xbox, especialmente para a próxima geração, já que títulos first-party da Microsoft costumam dar as caras em ambas as plataformas. A questão de ser moldado para a performance com mouse e teclado por atrasar um pouco uma possível chegada nos consoles, mas as possibilidades ainda são reais.
O game designer da companhia, Adam Isgreen, em mesma entrevista para a Stevivor, afirmou que “nós vamos explorar nossas opções,” mas somente “após termos nosso maravilhoso jogo de PC, então iremos começar a procurar outras maneiras que podemos nos mostrar,” após ser questionado sobre a relação do lançamento de Civilization 6 para Xbox One e da demanda de jogos de estratégia em tempo real nos consoles.
Age of Empires IV ainda não tem data oficial de lançamento.
Fonte: Voxel