Geek

Albert Uzerdo, quadrinista cocriador do Asterix, morre aos 92 anos

O desenhista francês Albert Uderzo, cocriador do personagem Asterix, morreu nesta terça-feira (24), aos 92 anos. As informações são da BBC.

O anúncio foi feito pela família do quadrinista e informou que Uzerdo estava em Neuilly-sur-Seine, na região parisiense, onde morava. “Albert Uderzo morreu dormindo em sua casa, em Neuilly, de um ataque cardíaco não relacionado ao coronavírus. Ele estava muito cansado há várias semanas”, explicou Bernard de Choisy, genro do desenhista.

Asterix foi criado por Albert Uderzo e René Goscinny em 1959. As HQs mostram as aventuras do pequeno gaulês ao lado de seu melhor amigo, Obelix, que vivem em uma pequena tribo na Gália (região da atual França), resistindo ao avanço do Império Romano. Através dessas histórias, os dois criadores teciam críticas ao mundo do século 20. Asterix e Obelix se tornaram símbolos da cultura francesa, conhecidos mundialmente. “Eu não sou reconhecido nas ruas. Os personagens podem se tornar mitos, mas nós não, seus pais”, pontuava Uderzo.

O personagem já teve diversas animações na Europa, e três filmes live-action produzidos na França. Além disso, o gaulês tem um parque temático em Paris, atraindo 1,6 milhões de visitantes por ano.

Como hobbie, o desenhista era um grande fã de carros da Ferrari os colecionava em sua garagem, com cerca de 20 carros da montadora.


Fonte: Jovem Nerd