A Autoridade de Proteção ao Consumidor da Alemanha (VZBV) decidiu que vai levar a Nintendo aos tribunais do país graças à maneira como ela opera com o eShop. O ponto que exigiu uma ação do órgão é o fato de que, ao realizar uma compra prévia através da loja digital, não há como cancelá-la.
Enquanto o problema começou a ser discutido na Noruega, ele foi levado à Alemanha, pois é lá que residem os escritórios da Nintendo of Europe. Os procedimentos legais devem começar dentro de três a quatro semanas, sendo que pode demorar mais de um ano até que um veredito seja divulgado.
Visões distintas
O objetivo da VZBV é que a Nintendo não somente permita o cancelamento de pré-compras, como também ofereça ao público meios de ter seu dinheiro de volta caso ele se arrependa de comprar um game. O Conselho de Consumidores da Noruega afirma que a Nintendo está quebrando as leis da União Europeia, enquanto a empresa argumenta que seu sistema de carregamento faz com que ela esteja em conformidade com as regras estabelecidas.
A interpretação que vale deve ser decidida nos tribunais e deve ter consequências para todos os países que operam dentro da União Europeia. Como as regras do bloco diferem daquelas adotadas nos Estados Unidos e no Brasil, não devemos ter grandes impactos diretos do resultado por aqui, ao menos em um momento inicial.
Fonte: Voxel