Desde 2013 a Amazon vem prometendo realizar entregas com o uso de drones e, quando foi anunciado, o Prime Air parecia muito mais próximo da ficção científica do que da realidade. Seis anos depois, a empresa parece estar pronta para dar início ao serviço de fato. O primeiro sinal surgiu no mês passado, quando a Amazon conseguiu o registro de patente para desenvolver um drone de entrega furtivo. Agora, a empresa finalmente apresentou o modelo que deve ser utilizado no cotidiano.
Revelado nesta quarta-feira (5), durante a re:MARS 2019, nos Estados Unidos, o drone que deve começar a ser utilizado em breve será capaz de carregar encomendas de até 2,2 kg. Ele consegue realizar viagens a distâncias de até 24 km e possui uma Inteligência Artificial que capaz evitar obstáculos. Essa IA também consegue determinar uma área de pouso adequada.
“A detecção de fios é um dos maiores desafios para voos de baixa altitude”, comentou Jeff Wilke, CEO da unidade de consumo da Amazon, durante a apresentação. “Isso porque o pátio de um cliente pode ter fios de telefone ou elétricos, varais e outros objetos ou pessoas. Através do uso de técnicas de visão computacional, os drones podem reconhecer e evitar os fios quando eles descem ou saem de um pátio.
Sustentabilidade
A entrega por drones também vem para reforçar uma iniciativa de sustentabilidade para ajudar a reduzir a emissão de carbono na atmosfera. Um drone elétrico carregado através de meios sustentáveis, já representa uma grande melhoria em relação a um carro na estrada. Além disso, não seria necessário que o cliente se dirigisse até uma loja para realizar uma compra urgente. Fazendo o pedido pela Amazon, o drone pode realizar a entrega no mesmo dia, de maneira mais limpa e eficiente.
Fonte: Tecmundo