No passado mês de Fevereiro a NVIDIA revelou que tem planos para tentar acalmar os jogadores, e numa tentativa de superar a escassez de componentes que impedem muitos utilizadores de obter as suas placas gráficas mais recentes.
Para isso, a empresa fez algumas mudanças no seu mais recente hardware com o intuito de evitar que os fãs da mineração de criptomoeda adquiram todo o stock do seu modelo mais recente. Assim, com a GeForce RTX 3060, a empresa limitou o hashrate em 50%. No entanto, a empresa não quer deixar fugir os entusiastas da criptomoeda, e por isso anunciou uma nova linha de placas gráficas especialmente projectadas para a mineração, a CMP.
Por sua vez, a AMD, o maior concorrente da NVIDIA, não quer ficar para trás, e segundo está a ser revelado, também está a pensar lançar os seus próprios GPUs para a mineração. A informação vem de um dos seus mais recentes drivers para Linux, onde pode ser visto a menção de uma placa gráfica, ainda desconhecida… ou quase. Na verdade, seria uma placa muito semelhante à Radeon Pro 5600M, baseada no Navi 12, e que é encontrada, em particular, no Mac Pro, da Apple. Mas há uma pequena pista que nos permite pensar que esta misteriosa nova placa poderia ser destinada aos mineradores: ela não está equipada com uma saída de vídeo.
AMD prepara um GPU para mineradores de criptomoedas
Para minerar as criptomoedas, a saída de vídeo das placas gráficas é de facto inútil, assim como o Ray Tracing ou mesmo a cache infinita, tecnologias que estão pensadas para os jogadores. Portanto, esta intrigante placa gráficas da AMD, não só não tem saída de vídeo, como também ignora o suporte ao VCN (Video Core Next). Com base na arquitetura Navi 12, este GPU teria memória HBM2.
Resta saber se a AMD realmente planeia lançar a tal placa, mas a ser verdade representaria uma boa forma de acalmar a procura por placas especialmente desenhadas para os jogos, já que passariam a ter uma placa dedicada, com um desempenho muito semelhante, e provavelmente com um valor mais baixo.
VIA
Por Notícias e Tecnologia