A compra da 21 Century Fox pela Disney gerou muitas especulações sobre a presença de novos heróis no Universo Cinematográfico da Marvel, mas não é apenas sobre isso que se trata a bilionária aquisição. A junção de duas empresas gigantescas pode trazer felicidade para os nerds, mas fará mal para muita gente, já que analistas contabilizam que pelo menos quatro mil pessoas perderão o emprego depois da consumação da compra; os mais pessimistas dizem que o número de demissões pode chegar a dez mil funcionários com o decorrer dos anos. Os especialistas da indústria foram consultados em uma extensa reportagem do The Hollywood Reporter que detalha como a aquisição influenciará várias indústrias.
As estimativas são baseadas em declarações de executivos da Walt Disney Company para os seus acionistas. Diretores financeiros já mencionaram que pretendem enxugar a máquina e economizar US$ 2 bilhões com o desligamento de funcionários da Fox que fazem a mesma função de empregados da Disney, como marketing e distribuição.
Segundo os últimos relatórios fiscais, a Fox tem 22 mil funcionários, enquanto a Disney tem 201 mil.
Os excetivos e acionistas de Disney e Fox já concordaram com a aquisição, mas a proposta ainda precisa ser aprovada por diversos órgãos anti-monopólio. Dos 24 conselhos que analisariam a proposta, mais de 20 já deram um parecer positivo para a fusão. O órgão brasileiro Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) é um dos que ainda não aprovou a fusão das empresas e está impondo sanções para consumar o acordo entre as duas empresas do ramo audiovisual.
O Cade tem até março para analisar o caso e dar um veredito sobre compra da Fox.
A Disney comprou a Fox por um valor de US$ 71,3 bilhões.
Fonte: Jovem Nerd