Conhecido como Honour of Kings na China, Arena of Valor é um dos títulos mais jogados no mundo todo. Gratuito, o jogo publicado pela Tencent está presente em várias plataformas portáteis, como celulares e até mesmo o Nintendo Switch.
Seguindo o estilo MOBA de jogos como Dota 2 e League of Legends, o jogo mobile está trabalhando para estabelecer um cenário competitivo, com torneios mundiais e altas premiações em dinheiro. E, pelo visto, é só uma questão de tempo: a Valor Series já está em sua terceira temporada e conta com premiação de US$ 200 mil — mais de R$ 740 mil.
A Valor Series terá times da América Latina, América do Norte e Europa disputando esses prêmios. E o mais legal é que apesar de ter pouco mais de um ano desde seu lançamento no Brasil, as duas equipes que chegaram na final das qualificatórias são (predominantemente) brasileiras. Tanto a Nova Esports, que terminou em primeiro, quanto a Geo eSports, a vice, são compostas por cinco brasileiros e um uruguaio.
Maick “NoMercy” Barbosa é um dos brasileiros da Nova e joga na posição de jungler. Ele foi eleito como o melhor jogador de mobile no Prêmio Esports Brasil 2018, e até jogo um pouco de League of Legends, mas foi no AoV que se encontrou como jogador profissional. “A comunidade mobile faz isso ser apaixonante. Eu não quero abandonar o mobile. Quando você se apega, não quer mais sair disso“, afirmou NoMercy, que jogou a partida final da qualificatória da Valor Series no meio de um churrasco.
Essa é uma das vantagens de AoV: sua portabilidade. Não é necessário muito mais do que uma conexão com a internet e alguns minutos de tempo livre, uma vez que as partidas costumam durar em torno de 10 ou 15 minutos. Claro que esse nem sempre é o caso, como nos revelou NoMercy:
No meio do campeonato da Valor Series europeia, os caras ficaram em uma partida de 50 minutos. Isso foi muita coisa pra gente, a torcida, o clima… A gente não pensava que isso ia realmente acontecer, e quando acontece é muito louco. […] Você pensa que é vida ou morte porque é uma partida que a qualquer momento você pode ganhar ou perder.
NoMercy atuava pela GeO antes de ir para a Nova, que é uma equipe de Hong Kong. A troca de organização também mudou sua rotina, e trouxe novos conhecimentos para o atleta. “É muito bom pros jogadores, você consegue absorver e evoluir muita coisa“, conta.
E, no meio de tanto treino e campeonato, ele ainda consegue arranjar um tempinho para jogar AoV no tempo livre: “Eu jogo porque amo o jogo e ainda ganho por isso“.
Arena of Valor está disponível gratuitamente para Android, iOS e Nintendo Switch. A Valor Series começou no dia 2 de fevereiro e os playoffs estão marcados para os dias 6 e 7 de abril. As partidas são transmitidas na página oficial do jogo em português.
Fonte: Jovem Nerd