
A Aston Martin vem falando sobre seu carro elétrico faz um tempinho e, depois de nos mostrar um teaser do que seria essa máquina no ano passado, agora ela finalmente apresentou-a para o mundo, durante o evento Shanghai Auto Show. O Rapide E é lindão e mira o setor de luxo, com apenas 155 unidades montadas até agora.
O veículo é alimentado por uma bateria de 800 volts e 65 kWh e, segundo a fabricante, ele pode viajar quase 322 quilômetros com uma única carga. Quando conectado a um carregador de alta velocidade, pode recarregar em uma taxa equivalente a 499 quilômetros por hora.
Os motores duplos montados no eixo traseiro e geram 450 kW (ou mais de 600 cavalos de potência) e podem chegar a incríveis 249 km/h. E isso também acontece rapidamente, pois vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos — mais veloz que Rapide S tradicional.
Bonito por dentro e por fora
Vale destacar que o Rapide E tem como base o design interno e externo do Rapide movido por combustão. Na frente, há a mudança mais visível, pois ao invés da grade com listras horizontais vemos uma caixa maior e escura, no formato de favo de mel. Alguns detalhes foram alterados devido às necessidades de resfriamento e aerodinâmica de um carro elétrico.
Ainda não há previsão de preço ou entrega das primeiras unidades
Outras mudanças incluem ajustes nas molas e amortecedores da suspensão para compensar o aumento do peso do Rapide E. A ausência de pontas de escape abrem espaço traseiro mais dedicado à aerodinâmica. As rodas de alumínio foram reprojetadas para reduzir a turbulência e até mesmo os pneus Pirelli P-Zero foram feitos sob medida para diminuir a resistência ao rolamento. Com tudo isso, o Rapide E sofre 8% menos atrito do ar em relação ao modelo de gasolina.
Os upgrades tecnológicos da cabine incluem um painel digital de 10 polegadas para complementar o sistema de infoentretenimento de 8 polegadas do Rapide padrão. A partir dessas exibições do painel, o motorista pode monitorar o estado da carga da bateria, dados de desempenho, informações de regeneração de frenagem e consumo de energia em tempo real. O Rapide E também se integrará a um app que pode verificar remotamente o nível da bateria e programar a recarga quando o proprietário estiver longe do veículo.
A Aston Martin ainda não revelou o preço ou previsão de entrega das primeiras unidades e, dada às configurações de luxo e ao baixíssimo número de montagem, é de se esperar que seja direcionado ao mercado de ricos entusiastas carros elétricos. Ou para o próximo James Bond.
Fonte: Tecmundo