Com o Windows 11 cada vez mais perto de ser uma realidade para os utilizadores em geral, existem preocupações de que os seus dispositivos não sejam compatíveis com essa versão do sistema operativo, e muito por causa do Trusted Plataform Module, o famoso TPM. Esse modulo é uma forma das empresas de garantirem a segurança dos seus dispositivos, mas a verdade é que muitos não contam com o mesmo.
A pensar nisso, muitas fabricantes estão agora a disponibilizar actualizações de BIOS para as suas motherboards que activam a funcionalidade TPM, e como tal, garantem a compatibilidade com o Windows 11. E uma dessas fabricantes é a Asus que agora publicou uma extensa lista de motherboards que foram actualizadas, e/ou que vão ser actualizadas num futuro próximo.
Essa lista contém informações sobre quais as motharboards que já podem receber uma actualização e quais ainda estão a ser testadas. As respectivas actualizações da BIOS também estão disponíveis directamente para download. Os modelos de 2017 em diante são obviamente elegíveis, mas muitas outras estão disponíveis.

Asus actualiza a BIOS das suas motherboards a pensar no Windows 11
As entradas da BIOS anteriormente causavam confusão entre os utilizadores. Por exemplo, dependendo da motherboard, e do chipset, não havia menção a um TPM nas definições da BIOS. Em vez disso, por exemplo, no caso de plataformas Intel, “PTT” (Platform Trust Technology) era mencionado.
Qualquer pessoa que comprou um PC completo e não sabe qual é a sua motherboard, pode correr o seguinte comando nas linhas de comando, que recebe a informação sobre a mesma:
wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber
Alem da Asus, já outas fabricantes prometeram actualizações de BIOS para as suas motherboards, como por exemplo, a Asrock, a Biostar, a Gigabyte e até a MSI.
Por Notícias e Tecnologia