Mais conhecido por interpretar o Carlton de Um Maluco no Pedaço, o ator Alfonso Ribeiro processou a Epic Games por usar a sua famosa dança em um emote do jogo Fortnite. Além do ator nova iorquino, o rapper 2 Milly e o instagramer Backpack Kid também entraram com processos contra a desenvolvedora americana. Os três artistas são representados pelo mesmo escritório de advocacia e as três notas judiciais foram escritas de maneiras muito semelhantes.
Ribeiro e Milly estão processando também Take-Two por usar as danças em NBA 2k sem autorização ou compensação financeira. O emote chamado de “Fresh” imita os mesmos passos do personagem em Um Maluco no Pedaço, mas sem exatamente dar os créditos à série de TV ou ao ator — o que levou ao processo contra Fortnite.
Apesar de não existir um documento atribuindo a dança aos seus criadores, os advogados argumentam que esses movimentos são parte da expressão criativa de cada artista, afirmando que a “a dança está intrinsecamente ligada ao ator.” A revista Variety conseguiu uma cópia do documento enviado à Epic e divulgou o trecho abaixo, no qual os advogados argumentam a favor do ator.
A dança está intrinsecamente ligada ao ator e faz parte de sua personalidade de celebridade, e ambos, Epic e Take-Two, se aproveitaram injustamente de sua expressão criativa, aparência e celebridade sem o seu consentimento e sem compensação.
Fortnite está disponível gratuitamente para PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.
Fonte: Jovem Nerd