A gigante chinesa Baidu, muito conhecida por nós brasileiros pelos seus antivírus difíceis de desinstalar, lançou uma nova versão de sua plataforma para carros autônomos: o Apollo 3.5. Com objetivo de facilitar o desenvolvimento desses veículos para companhias com poucos recursos disponíveis.
Não é novidade que a Baidu esteja trabalhando no mercado de carros autônomos. Em novembro de 2018, a chinesa se uniu a Ford para começar testes desses veículos em território chinês. Recentemente, um novo acordo — agora feito com a sueca Volvo — aumentou ainda mais a visibilidade dos esforços da Baidu nesse mercado.
A plataforma Apollo disponibiliza alguns recursos básicos para companhias que não são capazes de começar o desenvolvimento desde o princípio. A atualização 3.5 agora permite que veículos estejam prontos para trajetos urbanos e periféricos.
Os novos recursos permitem que os carros reajam devidamente a quebra-molas (ou lombas), estacionem e façam curvas “não protegidas” (quando se espera uma brecha no fluxo de veículos para realizar uma curva).
“Baidu Apollo cresce de uma plataforma em código aberto para um produto e serviço líderes destinados a veículos autônomos conectados”.
A novidade não deve demorar a ser vista nas ruas, visto que a Udelv (empresa americana de entrega com veículos autônomos) está prestes a colocar 100 veículos na área da Baía de São Francisco.
A Baidu ainda trouxe uma nova surpresa para companhias: o Apollo Enterprise Bundle. “Com Apollo Enterprise, Baidu Apollo cresce de uma plataforma em código aberto para um produto e serviço líderes destinados a veículos autônomos conectados” — diz Ya-Qin Zhang, presidente da Baidu. As ofertas foram divididas em 5 conjunto de serviços diferentes:
- Condução autônoma em estradas;
- Estacionamento com manobrista;
- Ferramentas para um minibus;
- Plataforma de mapas inteligente;
- DuerOS for Apollo, com assistente de voz, realidade aumentada e detecção de movimentos.
Empresas podem escolher os produtos que melhor atendem suas necessidades e os customizar à sua maneira.
Conheça o Apollo aqui!
Fonte: Tecmundo