Geek

Bird Box | De rockeiro a autor best-seller: conheça a obra de Josh Malerman

No começo dos anos 2000, surgiu na cidade de Detroit uma banda independente de rock que logo conquistou o cenário universitário da região, o The High Strung. O grupo fez um sucesso razoavelmente grande nos EUA, com uma de suas músicas sendo usada como tema da série Shameless. Mas, em 2018, seu vocalista se tornou responsável por um novo fenômeno mundial da cultura pop: Bird Box, filme da Netflix inspirado em um dos quase 30 livros que ele escreveu.

Josh Malerman começou a escrever durante as quase 250 viagens de ônibus que ele fazia anualmente durante as turnês do The High Strung. “Eu nunca pensei nesses livros como fontes de dinheiro”, o autor escreve em seu site. “Eu sabia que não era somente um hobby, sempre escrevi com seriedade, mas eu estava feliz em simplesmente escrever. E, mesmo eu acreditando piamente que esses livros seriam publicados um dia, eu não fazia ideia de como isso ia acontecer”, completou.

Até o momento, Malerman tem 27 livros escritos, mas apenas três publicados. Bird Box, que chegou no Brasil como Caixa de Pássaros, foi o primeiro a ser lançado. “Ele só foi lançado porque um amigo meu do colegial entrou em contato comigo, disse que conhecia um advogado que trabalhava com autores, e ele queria saber se podia enviar um dos meus livros para ele ler. Sim, claro que ele podia. Mas qual deles? Bem, eu escolhi e mandei para o advogado, que me retornou logo e disse que queria trabalhar comigo. E que tinha um empresário em mente para mim”, contou o escritor, em entrevista ao Nightmare Magazine.

Em Bird Box, uma força misteriosa devastou a população e os poucos sobreviventes sabem que precisam evitar olhar para o perigo que ronda, ou podem morrer por isso. Nesse caso, o autor colocou a visão como um ponto central da trama. Já em Piano Vermelho, seu segundo romance publicado (no Brasil, saiu pela editora Intrinseca), tudo gira em torno da audição, com um misterioso som no meio do deserto Namibe sendo o elemento que movimenta toda a narrativa.

Fonte: Intrínseca/Reprodução

Apesar de ter dois livros que giram em torno de algum dos sentidos humanos, Malerman contou ao Nightmare Magazine que isso não é intencional. “É muito estranho que os dois primeiros lançados tenham se baseado nisso. Não existe uma intenção consciente de fazer algo focado nos sentidos, em ver/não ver, ouvir/não ouvir. Eu tenho certeza absoluta que não quero ser o cara que escreve um livro de terror focado no cheiro das coisas”, explicou.

Além de Bird Box e Piano Vermelho, o autor também lançou Uma Casa No Fundo de Um Lago, que também chegou ao Brasil pela editora Intrínseca. A trama gira em torno de dois adolescentes que encontram uma casa no fundo de um lago, sem terem ideia dos perigos que a cercam.

Em 2019, Malerman vai lançar Inspection, romance ambientado em uma escola para crianças prodígio no meio de uma floresta de pinheiros. Ali, todas as crianças enxergam no diretor da instituição uma figura paterna. Tudo muda quando o protagonista, J, tenta entender por que ele e seus colegas não podem sair do prédio, e começa a suspeitar que o diretor possui alguns segredos sinistros.

Apesar da carreira literária ter se tornado a fonte principal de renda de Malerman, um novo disco do The High Strung será lançado, e o autor pretende continuar escrevendo enquanto segue em turnê, revisando trabalhos antigos e escrevendo novos projetos


Fonte: Jovem Nerd