O Brasil paga o imposto mais caro do mundo em banda larga fixa, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por meio de um estudo de benchmarking, a agência usou os indicadores da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e dados sobre a carga tributária dos serviços de telefonia móvel (voz) e de banda larga fixa para chegar ao resultado.
Segundo o TeleSíntese, enquanto o Brasil é o país que mais caro, ele é o 5° maior mercado de telefonia móvel, e o 6° maior em banda larga fixa. Foram analisados, no total, 174 países.
- Abaixo, um gráfico mostra a comparação no imposto sobre a banda larga fixa:
Não é só na banda larga fixa que o Brasil paga bem caro: somos o quarto país que paga mais caro em impostos de telefonia móvel. “Na telefonia móvel, o número é um pouco inferior, mas ainda assim, amplamente majoritário: 116 países têm imposto igual ou menor a 20%”, explica o TeleSíntese.
A análise realizada pela Anatel indica também um aumento nos preços de banda larga móvel entre 2015 e 2017, saindo de R$ 21,12 por 1 GBs de internet para R$ 50. Segundo os técnicos da agência, a taxa de câmbio e a retração econômica podem ser responsáveis pelo aumento.
Fonte: Tecmundo