Vinte anos atrás, a amizade de dois cineastas que viriam a se tornar lendários criou uma tradição em Hollywood que se perdura até os dias de hoje. E foi por conta desse velho costume que o diretor e produtor James Cameron enviou uma carta parabenizando Kevin Feige pelo sucesso de Vingadores: Ultimato nos cinemas do mundo todo. O filme dos super-heróis recentemente se tornou a segunda maior bilheteria da história ao atingir a marca de US$ 2,2 bilhões e Cameron classificou o feito como “incrível” — dizendo que o longa mostrou a força da indústria cinematográfica no século 21.
A tradição começou como uma brincadeira de Steven Spielberg, que enviou uma carta e um desenho para parabenizar seu amigo de faculdade, o grande George Lucas, que na época tinha lançado o seu primeiro grande sucesso com Star Wars: Uma Nova Esperança. Anos antes, Spielberg tinha visto sua carreira decolar no momento em que Tubarão se tornou a maior bilheteria da história.
Lucas conseguiu superar a façanha do amigo, ganhando, assim, uma carta que passava o bastão de recordista nos EUA.
Cinco anos depois, Lucas decidiu retribuir a gentileza, já que o E.T: O Extraterrestre havia levado o trono de volta para Spielberg. “A aventura do ET na Terra foi um grande presente intergalático de amizade que tocou a todos nós. Que a força esteja com você”, escreveu ele na carta acompanhada de Luke, Han e suas turma comemorando o sucesso do filme concorrente.
Em 1980, com o lançamento de Star Wars: O Império Contra-Ataca, essa troca de desenhos já tinha se tornado um costume entre os dois cineasta. Por isso, Spielberg retribuiu novamente a honraria para Lucas. Agora com o próprio ET coroando R2-D2 por um novo recorde batido por Star Wars: o de filme a mais tempo seguido em cartaz.
De uma camaradagem para tradição em Hollywood
Foi só em 1997 que o ato de enviar cartas públicas deixou de ser uma cortesia entre amigos para se tornar algo importante em Hollywood como um todo. Na época, Titanic havia ultrapassado Star Wars como a maior bilheteria de estreia — o que gerou um recadinho de George Lucas para James Cameron. A carta foi menos elogiosa do que aquelas entre ele e Spielberg, mas vinha acompanhada de um desenho do navio afundando com vários personagens dentro — mostrando que Titanic havia destronado a fantasia espacial.
Com essa carta de Lucas, a tradição foi estabelecida e replicada várias vezes com o decorrer dos anos: de Vingadores para Jurassic World, dos dinossauros para Star Wars e da galáxia tão tão distante de volta para os heróis da Marvel. Todas as cartas sempre eram divulgadas publicamente e vinham acompanhadas de um desenho engraçado — como um tiranossauro segurando o Mjonir ou o Homem de Ferro pegando o sabre de luz de Luke Skywalker.
Veja algumas dessas cartas abaixo:
O Marvel Studios parabeniza Jurassic World por ser a nova maior bilheteria em um fim de semana.”
E então chegamos a mais recente delas — a carta divulgada a por Cameron para parabenizar Kevin Feige pelo sucesso de Vingadores: Ultimato. O recado foi divulgado no Twitter e veio acompanhado por um icebergue no formato da logo dos heróis. Confira:
Desde que foi criada, a tradição só teve uma exceção: quando o próprio James Cameron ultrapassou a si mesmo em 2009, com Avatar superando Titanic na bilheteria mundial. Ele preferiu se poupar de escrever uma carta se auto-parabenizando. O que se revelou uma decisão sábia, não é mesmo?
Fonte: Jovem Nerd