Comandado por Marcelo Adnet e Marcius Malhem, o programa de humor Tá No Ar – A TV na TV retornou para sua sexta e última temporada de forma ácida. O episódio começou com uma esquete que fez tributo à Turma do Chaves e satirizou o governo de Jair Bolsonaro. Na Vila Militar do Chaves, o próprio Adnet interpreta um Capitão do exército com os trejeitos e maneira de falar do Presidente — algo que o ator já tinha feito no programa Tutorial dos Candidatos.
O militar é o novo dono da Vila do Chaves e chega prometendo colocar ordem e “resolver a qüestão”. Seu Madruga acaba preso por não pagar o aluguel, Dona Florinda é questionada por usar um vestido azul e o Professor Girafalles ridicularizado por supostamente ensinar “ideologia de gênero, kit gay e darwinismo” na escola.
O Tá No Ar ainda alfineta dois casos recentes do Governo Federal. Primeiro o militar tenta demitir a plateia, mas não consegue, pois demitiu quem cuidava das demissões (uma brincadeira com a paralisação da Casa Civil por conta de exonerações). Depois o Capitão vai embora da vila e chama o motorista “emprestado pelo filho”, em ironia ao caso do ex-assessor Fabrício Queiroz.
Homenagear Chaves e ao mesmo tempo ironizar a situação brasileira não foi uma tarefa fácil segundo os atores do Tá No Ar. “O desafio maior é respeitar a essência dos personagens e nisso criar algo que possa dialogar com o humor atual. Fazer uma cena que não seja só para os fãs, nem só engraçada”, descreveu o ator Márcio Vito, que vive o próprio Chaves na esquete, em entrevista ao GShow.
Veja a esquete completa no GloboPlay e um trecho abaixo:
GENTE O TÁ NO AR KKKKKKKKKK espero que o ícone não seja censurado pic.twitter.com/vZCWdq504e
— greys anatomy (@greysanatombei) January 16, 2019
Há mais de três décadas no ar, Chaves segue sendo exibido no SBT na TV aberta e no Multishow, que é da Globo, na TV a cabo. A Globosat, dona do Multishow, adquiriu todos os 273 episódios de Chaves e 250 de Chapolin em 2018. O canal tem uma grande quantidade de episódios inéditos no seu catálogo para exibição — são 117 de Chaves e 127 de Chapolin.
Além da transmissão na TV fechada, a clássica sitcom de Roberto Bolãnos ganhará um musical e uma exposição com itens originais da série sendo expostos no Brasil.
Fonte: Jovem Nerd