Geek

China quer construir navio cargueiro movido a energia nuclear


Os navios de carga ou porta-contentores são elos essenciais na entrega de mercadorias da China para o resto do mundo. Todos os dias, milhões de mercadorias são transportadas nestes imensos monstros marítimos, cada contentor capaz de transportar vários milhares de pequenas embalagens cheias até à borda.

KUN-24A: O navio cargueiro projetado pela China que permite transportar 24 mil contentores

Esta armada de navios de carga gigantescos produz gases com efeito de estufa em grande escala, mas a China pode ter encontrado a solução na forma de uma nova geração de porta-contentores equipados com um sistema de propulsão nuclear.

Em detalhes, o cargueiro chinês KUN-24A transportará um reator de tório, um metal amplamente disponível na China. Com este sistema de propulsão, ele contará com dimensões dantescas, o que lhe permitirá transportar cerca de 24 mil contentores. O KUN-24A juntar-se-ia assim à capacidade de carga de outro do mesmo tipo fabricado pelo grupo chinês MSC (mas com reator convencional de água pressurizada).

Num futuro distante – talvez demasiado distante para mitigar o impacto desta poluição marítima no planeta – estes gigantescos navios porta-contentores poderão acabar por substituir os atuais navios de carga. Até então, o KUN-24A já terá que ultrapassar a fase de projeto. A construção do mesmo está planeada para ser feita no estaleiro Jiangnan, localizado perto de Xangai, mas nenhuma data de conclusão ainda foi anunciada.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram e do Twitter? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.



Por Notícias e Tecnologia