Geek

Como o sensor RYYB faz o Huawei P30 Pro ter a melhor câmera do mundo?

O mundo da tecnologia parou por uma horinha hoje (26) para acompanhar a chegada da nova família de flagships da Huawei, a P30. E com ele veio também o que o teste DxOMark classificou de melhor câmera de smartphones no mercado até agora, no P30 Pro. E um dos grandes responsáveis por esse belo desempenho é um novo sensor, chamado de RYYB ou “SuperSpectro”.

É tudo sobre a capacidade de captar mais luz, mesmo em condições extremamente desfavoráveis para isso. A noção que temos sobre o uso das cores primárias em projetores são vermelho, verde e azul. O sistema RGB (red, green, blue) é usado de na fotografia desde o século XIX para gerar as mais diversas cores e tonalidades.

huaweiFonte: Pickr

Com a evolução das lentes de smartphones e o crescente interesse pelo uso profissional nesses dispositivos, as fabricantes passaram e experimentar variações desse conceitos para conseguir melhores resultados. O RGGB, por exemplo, destaca ainda mais a entrada do verde e o CYGM (cyan, yellow, green, magenta) com ciano (ou azul-piscina), amarelo, verde e magenta (ou carmim).

RYYB vem para animar a festa

Em 2010, a Sharp usou o amarelo com o RGB para conseguir melhores resultados de brilho no uso da finada tecnologia 3D para home video. Agora, ao sistema RYYB se apóia em uma ideia semelhante, mas com uma diferente estrutura para filtrar e registrar imagens.

huaweiFonte: Huawei

Em vez da tradicional captura RGB ou dos moderninhos RGGB e CYGM, o sensor desenvolvido em conjunto com a Leica para o “SuperSpectro” permite acentuar o amarelo. O resultado é um aumento de luminosidade de 40%.

Com a ajuda do processador de sinal de imagem no chipset Kirin 980 e mais o ajuste de algoritmo da Huawei, o resultado é a mais poderosa experiência com câmeras em um smartphone encontrada por especialistas até agora. E que venham mais inovações.


Fonte: Tecmundo