Geek

Criador do Justiceiro quer desassociar personagem da violência policial

Gerry Conway, cocriador do Justiceiro, já falou várias vezes que é contra policiais usando o símbolo do personagem (leia mais sobre isso) e mostrou de maneira bem didática o motivo para isso em uma edição de 2019 do quadrinho (veja aqui).

Com o surgimento de fotos dos protestos de Black Lives Matter que mostram oficiais ostentando novamente a caveira, Conway resolveu tentar uma abordagem diferente para ressignificar a imagem e apoiar o movimento.

No Twitter, o quadrinista convocou novos talentos para o ajudarem em um novo projeto que vai arrecadar fundos para o Black Lives Matter:

“Estou buscando quadrinistas negros jovens que gostariam de participar de um pequeno projeto de arrecadação de fundos para o Black Lives Matter para recuperar a caveira do Justiceiro como um símbolo de justiça em vez de opressão policial sem lei. Responda e me siga para que possamos trocar mensagens.”

“Só para esclarecer, este pequeno projeto está aberto para qualquer um que queira contribuir com seu tempo e esforço. Não é um serviço remunerado, é voltado para levantar fundos para apoiar o Black Lives Matter. Espero usar vários artistas com estilos e abordagens diversas.”

“Isso inclui velhos da minha faixa etária também, só queria chamar a atenção de jovens artistas que precisam de exposição.”

“Sobre o debate se o símbolo do Justiceiro pode algum dia ser um símbolo da Justiça — eu concordo que esta é uma questão em aberto. O que ele *não* deve ser é um símbolo de opressão. E eu quero negar à polícia o uso do símbolo ao ressignificá-lo para o Black Lives Matter. Chame de ironia.”

“Espero que os resultados falem por si mesmos.”

O Justiceiro é um anti-herói cocriado por Gerry Conway, Ross Andru e John Romita em 1974 que inicialmente seria um antagonista recorrente do Homem-Aranha, mas acabou ganhando notoriedade e a sua própria HQ.




Fonte: Jovem Nerd