Através de uma nova demo do motor de jogos Cryengine da Crytek, intitulada Neon Noir, a empresa surpreendeu a todos quando mostrou a tecnologia de ray tracing (em português, “traçado de raios”) rodando em tempo real em uma GPU AMD Vega 56, ao invés de alguma da Nvidia.
A surpresa se deu pois ano passado a Nvidia apresentou a novidade durante o anúncio de sua arquitetura gráfica Turing durante o evento Siggraph 2018, destacando que ela poderia gerar gráficos mais realistas através do RT Core, um componente desenvolvido para executar a técnica de ray tracing que imita os raios de luz do mundo real para criar uma iluminação avançada, gerando imagens realmente impressionantes, como pode ser visto na demo abaixo.
Agora, essa ferramenta que muitos pensavam que ficaria nas mãos da Nvidia por um tempo, também aparecerá na tecnologia de “Total Illumination” da Crytek, rodando ambos em GPUs da AMD e, é claro, da própria Nvidia. Por ser agnóstica a API, ela também poderá se beneficiar de otimizações na DirectX 12 e Vulkan.
Não se sabe ainda como será a performance desse processo em placas de vídeo AMD ou Nvidia que não utilizam a arquitetura Turing, mas mais informações devem surgir em breve.
Essa atualização será disponibilizada para a Cryengine ainda esse ano, permitindo que desenvolvedores utilizando o motor já possam utilizar a ferramenta em seus jogos.
Dê uma uma olhada na demo Neon Noir demonstrando seus incríveis gráficos abaixo:
Fonte: Voxel