O alicerce da trama de God of War é a construção da relação entre Kratos e seu filho, Atreus, mas nem sempre as coisas foram assim. Durante o desenvolvimento, Cory Barlog, o diretor do game, chegou a cogitar que Atreus não fosse o filho biológico de Kratos.
Em entrevista ao Venture Beat, o Barlog revelou que no início do projeto de God of War, Atreus seria um menino que cruzaria o caminho de Kratos, apenas.
A primeira ideia era que ele [Atreus] não era filho biológico dele [Kratos]. A gente ia ter aquele menino ali e você nunca ia entender porque ele estava lá.
Barlog conta que enfrentou uma certa resistência de outros membros da equipe de desenvolvimento que achavam que a presença de Atreus não fazia sentido no contexto do jogo.
Barlog também comenta que as perspectivas da relação entre pai e filho permitiram que God of War mudasse e Kratos também. O diretor acredita que trazer este recomeço para a franquia também tornou o jogo mais empático para jogadores que acompanham Kratos desde o começo:
Eu dizia para as pessoas que a gente não tinha um personagem – talvez a gente tivesse eu esteja errado. Alguém na Internet vai brigar comigo por causa disso, mas nunca tivemos um personagem com quem crescer junto.
O diretor de God of War também falou mais sobre a relação com Atreus e a evolução de Kratos em uma entrevista concedida ao Meu PS4 durante a BGS 2018.
Fonte: Voxel