O lançamento de Sekiro: Shadows Die Twice trouxe, consigo, a típica dificuldade aguda da FromSoftware. Mas, nos dias de hoje, isso levanta discussões acerca do tema: até que ponto uma experiência deve ficar restrita a um grupo de jogadores? Sobre isso, Cory Barlog, diretor de God of War, deixou sua opinião. Na visão do artista, “acessibilidade nunca foi e nem será comprometedora”.
Hoje, as opiniões se dividem em três grupos. Há quem defenda a manutenção da dificuldade sem qualquer mudança; há quem peça pela inclusão de um modo fácil; há um terceiro grupo, que ressalta a diferença entre modo fácil e acessibilidade, frisando que um jogo acessível não se traduz necessariamente em algo mais fácil – ele apenas se torna jogável a outros grupos de jogadores que possam ter limitações diversas, sejam elas cognitivas ou motoras.
Accessibility has never and will never be a compromise to my vision.
— Cory Barlog ?? #BAFTAGames (@corybarlog) 7 de abril de 2019
“Para mim, acessibilidade não existe em contradistinção a qualquer visão criativa. Em vez disso, trata-se de um aspecto essencial de qualquer experiência que você deseja ser curtida pelo maior número de humanos possíveis. Desculpas a todos os lhamas…não é apenas para eles”, escreveu Barlog no Twitter, em resposta a Steve Spoon, COO da Able Gamers, entidade norte-americana que dedica esforços a pessoas com mobilidade limitada.
To me, accessibility does not exist in contradistinction to anyones creative vision but rather it is an essential aspect of any experience you wish to be enjoyed by the greatest number of humans as possible.
Sorry to all the Llamas ??…this is just not for them.????
— Cory Barlog ?? #BAFTAGames (@corybarlog) 7 de abril de 2019
“Acessibilidade significa opções, não gameplay fácil”, frisou Spoon.
I’m honestly getting tired of repeating myself. So this is my last Twitter statement on this
People, influential people, journalists and the media outlets are making this confusing by continuing to use the language “easy mode” – Accessibility means options, not easy gameplay
— Steve Spohn (@stevenspohn) 5 de abril de 2019
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Qual é a sua visão sobre o assunto? Como você enxerga a acessibilidade nos dias atuais, em que games merecem ser consumidos pelo maior número possível de pessoas? Participe aqui embaixo, na seção destinada aos comentários, e enriqueça a discussão.
Fonte: Voxel