Geek

Disney vai doar US$ 5 milhões para a reconstrução de Notre-Dame

A Disney ofereceu US$ 5 milhões para o governo francês, como ajuda para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame, que passou por um incêndio na última segunda-feira (15).

Em 1996, o estúdio lançou a animação O Corcunda de Notre-Dame, inspirado no livro homônimo de Victor Hugo. Apesar de não ter sido um grande sucesso de bilheterias, o filme foi aclamado pela crítica, ganhou uma versão de teatro, e terá uma adaptação live-action.

Ao todo, o governo francês já tem promessas de 650 milhões de euros para a reconstrução. O presidente francês, Emmanuel Macron, espera que as obras estejam concluídas nos próximos cinco anos.

A informação é do THR.

A Catedral de Notre-Dame é um dos principais cartões postais de Paris, acolhendo cerca de 13 milhões de visitantes todos os anos. A construção feita do século XII traça um panorama da arquitetura medieval, incorporando elementos góticos e também românicos na sua estética.

O importante monumento, entretanto, quase foi demolido no século XIX. Notre-Dame havia passado por anos difíceis, sendo pilhada na revolução francesa e usada até como depósito durante guerras. Foi aí que surgiu a ideia de demolir a basílica e usar as pedras para a construção de pontes em Paris.

O que salvou a catedral foi o romance “Notre-Dame de Paris”, publicado por Victor Hugo em 1831. O livro tinha a igreja como personagem principal e fez um sucesso retumbante — o que irritou o Vaticano e gerou comoção pela permanência de Notre-Dame. Depois do sucesso da história de Quasímodo, a França propôs um ambicioso processo de restauração para a igreja que se tornou o maior ponto turístico do país.


Fonte: Jovem Nerd