Geek

Dispositivos de streaming pirata podem infectar sua rede e invadir câmeras – Ficha Técnica


Aparelhos de streaming que podem se conectar à internet e transformar qualquer televisão em uma Smart TV ficaram bem populares nos últimos anos, especialmente quando consideramos que eles costumam ser baratos, como é o caso do Chromecast e do Fire TV Stick. Mas esse barato pode sair caro caso você compre modelos piratas que prometem incluir o acesso gratuito a serviços pagos como Netflix e HBO.

De acordo com uma pesquisa feita pela organização Digital Citizens Alliance (DCA), que trabalha na área de segurança na internet, em parceria com a Dark Wolfe Consulting, esses aparelhos piratas podem conter malware capaz de infectar câmeras e microfones de dispositivos que estão conectados à sua rede Wi-Fi.

Aparelhos piratas podem conter malware capaz de infectar câmeras e microfones

Os pesquisadores analisaram seis aparelhos que prometiam oferecer séries pagas de forma gratuita e descobriram que metade deles continha algum tipo de malware. O resultado aponta ainda que os arquivos maliciosos não estão no hardware, mas sim nos aplicativos piratas que vêm pré-instalados nesses aparelhos.

Em muitos casos, os dispositivos piratas são versões modificadas de produtos como a Apple TV ou o Roku, o que pode até mesmo levar usuários menos atentos a pensarem que se trata de algo oficial. Além de acesso a milhares de séries e filmes, eles também costumam oferecer transmissões de esportes e outros eventos ao vivo.

A pesquisa diz ainda que cerca de 12 milhões de pessoas nos Estados Unidos utilizam algum aparelho pirata do tipo, deixando os dados desses usuários em risco. Durante os testes, um dos aplicativos enviou a senha do Wi-Fi do local para servidores na Indonésia, enquanto outro coletou fotos e vídeos que passavam pela rede. Um terceiro app usava uma base de dados com contas roubadas da Netflix para oferecer as séries gratuitas.

Cupons de desconto TecMundo:


Fonte: Tecmundo