Vendas de FIFA abaixo dos últimos anos, games recentes com muitas críticas da imprensa especializada e as polêmicas com microtransações fizeram com que o 2018 da Electronic Arts não fosse dos melhores – e impactasse diretamente nas previsões para 2019. Com as ações instáveis, a empresa está sob olhar desconfiado do mercado, segundo analistas.
A CNBC divulgou, na última semana, um artigo sobre o “downgrade” que a EA sofreu no mercado após os eventos dos últimos meses. Timothy O’Shea, especialista da empresa Jefferies, das mais respeitadas do ramo financeiro dos Estados Unidos. Ele afirma que está recomendando seus clientes a serem cautelosos quanto a investir na EA.
“Excluindo jogos de esportes, a EA lançou uma série de fails. Mass Effect Andromeda ficou com 71 no Metacritic. Need for Speed teve 62. Star Wars Battlefront 2 foi alvo de uma onda de muitas críticas dos fãs, lembrou O’Shea, destacando a preocupação com o catálogo da EA para 2019 como principal fator para esse downgrade.
Curiosamente, ele elogiou a área de esportes – mesmo com FIFA vendendo menos do que os últimos anos e também sendo alvo de reclamações dos jogadores. Afinal, seu modo Ultimate Team é o que continua fazendo com que a EA ganhe muito dinheiro – e isso fica claro com a empresa investindo cada vez mais em conteúdo para o FUT.
Para O’Shea, o ideal agora, para quem pensa em investir na Electronic Arts, é esperar seu próximo grande lançamento, Anthem, da BioWare, e aguardar os anúncios do que mais pode vir aí em 2019. Uma grande mudança para os anos anteriores, quando era muito recomendado colocar dinheiro na empresa.
Fonte: Voxel