Elon Musk parece estar muito orgulhoso com os enormes progressos feitos pela Tesla com o robô humanóide Optimus. O impetuoso CEO publicou um novo vídeo onde mostra um robô Optimus a dobrar uma camisola com habilidade surpreendente e uma velocidade de produção bastante convincente para um robô deste tipo (ainda em fase de protótipo, claro).
Optimus dá mais um passo de gigante
Se a demonstração impressiona, Elon Musk pela primeira vez não exagera e apressa-se a acrescentar que esta última foi realizada em condições muito específicas:
“O Optimus não pode hoje fazer isto de forma autónoma, mas certamente conseguirá fazê-lo (no futuro, Nota do editor) com total autonomia e em ambiente arbitrário (que dispensa mesa fixa e caixa contendo apenas uma camisola).”
Os constrangimentos apontados por Musk não são dos mais fáceis de ultrapassar: a Boston Dynamics levou anos a cortar o cordão do seu próprio robô humanoide, e sem dúvida levará algum tempo para a Tesla fazer o mesmo.
A robótica é a arte dos pequenos passos, mas é preciso reconhecer que o Optimus ganhou terreno nos últimos meses, surpreendendo muitos especialistas do sector. Os robôs Atlas da Boston Dynamics ainda não parecem ameaçados pelo desempenho deste ultimo, mas quem sabe se daqui a 5 anos as cartas não serão baralhadas neste sector de vanguarda?
Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram e do Twitter? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.
Por Notícias e Tecnologia