Geek

Emilia Clarke revela que sofreu dois aneurismas após a estreia de Game of Thrones

Com o final de Game of Thrones se aproximando, Emilia Clarke, atriz que interpreta Daenerys Targaryen na série, decidiu revelar um problema de saúde que aconteceu em sua vida pessoal durante a produção das primeiras temporadas.

Em uma carta publicada no The New Yorker, a atriz revelou que sofreu dois aneurismas. O primeiro deles foi diagnosticado pouco após ela passar mal enquanto treinava em uma academia, em fevereiro de 2011. Ela teve que fazer uma cirurgia para parar a hemorragia em seu cérebro e, apesar de tudo ter ocorrido bem, as “dores insuportáveis” e alguns dos efeitos colaterais que surgiram a fizeram acreditar que ela não sobreviveria ou que não poderia continuar atuando.

Duas semanas após a operação, uma enfermeira apareceu para dar uma série de exercícios cognitivos e a atriz mal conseguia falar o próprio nome, apenas palavras sem sentido saíam da boca dela. Emilia Clarke conta que entrou em pânico e que não via sentido no futuro. “Eu sou uma atriz; preciso lembrar minhas falas. Naquele momento eu não conseguia lembrar o meu nome,” explicou.

A atriz descobriu que estava sofrendo com uma condição chamada afasia, que é a inabilidade de entender ou expressar palavras, por conta do trauma que o cérebro tinha sofrido. Nesse período, ela teve alguns pensamentos destrutivos.

Nos piores momentos, eu queria desistir. Eu pedi à equipe médica que me deixasse morrer. Meu trabalho – todo o sonho que eu tinha do que seria a minha vida – era centrado em linguagem, em comunicação. Sem isso, eu estava perdida.

A afasia passou depois de uma semana e cerca de um mês depois de ter sido internada para a cirurgia, Emilia foi liberada. Apesar de ter conseguido retornar à uma vida normal, ela foi informada que existia um outro aneurisma, menor, que poderia dar problemas ou continuar dormente por muito tempo. Então, a ideia era acompanhar para ver como ele se comportaria.

Apesar de ter saído do hospital, a atriz não estava totalmente recuperada. Mesmo assim, ela continuava a participar de entrevistas e eventos sobre Game of Thrones.

Lembro de pensar nitidamente, não posso continuar ou pensar ou respirar, muito menos tentar ser encantadora. Eu tomava morfina entre as entrevistas. A dor estava lá e a fatiga era como a pior exaustão que eu já passei, multiplicada por um milhão.

Em 2013, dois anos após a primeira cirurgia, os médicos descobriram que o segundo aneurisma tinha dobrado de tamanho e ela precisava passar por outra operação.

O procedimento deveria ser simples, mas complicações fizeram com que Emilia Clarke precisasse passar por uma nova cirurgia, ainda mais invasiva.

Eu parecia que tinha passado por uma guerra mais brutal do que qualquer uma que Daenerys passou. Eu saí da operação com um dreno saindo da minha cabeça. Pedaços do meu crânio foram substituídos por titânio. Atualmente, você não consegue ver a cicatriz que vai do meu couro cabeludo até a minha orelha, mas eu não sabia no começo que não seria visível. E tinha, acima de tudo, o medo constante de perdas cognitivas e sensoriais. Seria concentração? Memória? Visão periférica? Atualmente eu digo para as pessoas que tudo que me foi tirado foi bom gosto para homens. Mas, claro, nada disso parecia minimamente engraçado na época.

Atualmente, a atriz ajuda uma instituição de caridade chamada SameYou que ajuda pessoas que estão se recuperando de traumas cerebrais e acidente vascular encefálico. Ela também diz estar contente por ter superado tudo isso e sobrevivido para ver o fim de Game of Thrones.

Existe algo gratificante, e tenho muita sorte, em chegar ao fim de Thrones. Estou muito feliz de estar aqui e ver o fim dessa história e o começo do que vem a seguir.

A temporada final de Game of Thrones estreia na HBO em 14 de abril.


Fonte: Jovem Nerd