O EMUI 10, versão customizada do Android Q, desenvolvido pela Huawei, vazou na internet. O Android Q ainda está na fase de estes e, obviamente, só depois de lançado é que a versão utilizada pela empresa chinesa ficará pronta. Até agora, quase 20 modelos estão listados para receber a atualização.
Uma build de testes do EMUI 10 foi cedida a alguns usuários “testers”, que resolveram compartilhar as novidades na web.
No momento, como já era de se esperar, a interface gráfica não apresenta muitas mudanças em relação à geração anterior do sistema, já que o foco é testar a estabilidade dos novos recursos. Neste sentido, o aspecto mais visível é a parte da barra de notificações que fica sob os ícones de atalhos de ligar/desligar funções como dados móveis e Wi-Fi, que é translúcida, o que torna os ícones um tanto ilegíveis. Nada demais, já que, possivelmente, uma troca de tema poderia resolver este inconveniente.
Os principais recursos da câmera foram mantidos, mas itens extras foram adicionados, como fontes, filtros, guias de zoom controladas pelo toque e novos ícones.
Algumas telas de confirmação, como a das permissões de privacidade, aparecem como no Android puro, o que prova que esta ROM de testes ainda se encontra num estágio bastante inicial de desenvolvimento e que muita coisa ainda vai mudar até que a versão final seja liberada via OTA.
Finalmente, a característica que mais chamou a atenção foi a rapidez do sistema e fluidez nas transições entre apps, assim como a alternância entre os modos de câmera.
O Android Q está previsto para ser lançado oficialmente em agosto, pela Google.
Fonte: Tecmundo