Em 2014, Angela Ahrendts vivia o sucesso como CEO da Burberry quando recebeu o convite para trabalhar em uma das maiores tecnologias do mundo. Apple recrutou-a na primavera do mesmo ano para se tornar a head de vendas no varejo e sua primeira grande missão foi popularizar o grande lançamento da época, o Apple Watch.
Embora a abordagem inicial direcionada apenas para o nicho premium não tenha dado certo, a flexibilização da linha de smartwatches para o consumidor intermediário vingou e Angela conseguiu espaço para deixar sua marca pessoal na empresa. Sob sua supervisão, as Apple Stores ganharam árvores e o design de praças.
Essas foram duas de várias ações que chamaram a atenção do CEO da Salesforce, Marc Benioff, que crê na executiva como “a mais importante contratação já feita por Tim Cook”. Agora que deixou a empresa, ela diz estar interessada em voltar ao contexto que a projetou. “Há coisas sobre a indústria da moda que sinto falta”, comentou à Vogue.
Líder dos recursos humanos substitui Angela
Quem entra na chefia das vendas no varejo é Deirdre O’Brien, atual líder dos Recursos Humanos na Apple. Ela passa a cuidar tanto dos negócios com lojas quanto do comércio online, enquanto acumula algumas das funções atuais. Há 30 anos na companhia, a chefe já está até mesmo no site como a head do varejo. Deirdre fará de 506 estabelecimentos e 35 páginas de e-commerce.
Essa não é a única mudança na liderança da Apple nas últimas semanas. Também neste início de mês, o chefe do setor da Siri, Bill Stasior (ex-Amazon), foi transferido para outro local da empresa. Em seu lugar, dizem os insiders, estaria John Giannandrea, que atualmente lidera o aprendizado de máquina e o trabalho de estratégia de inteligência artificial na Maçã.
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Fonte: Tecmundo