O Facebook e a Microsoft estão se juntando para colocar em prática uma medida para detectar e, consequentemente, combater as deepfakes, vídeos que substituíram realisticamente o rosto de alguém por outro.
A ideia consiste no lançamento de concursos para o público, com o objetivo de incentivar maneiras de desenvolver um algoritmo que detecta automaticamente quando algum vídeo foi alterado por uma deepfake.
Para desenvolver tal tecnologia, é preciso de muita ajuda e testes, por isso as empresas decidiram lançar os concursos.
Neles, os participantes terão acesso a uma biblioteca de vídeos deepfakes, produzidos pelas empresas com uma equipe de atores, e vão precisar planejar alguma ferramenta de detecção.
“O objetivo dessa iniciativa é desenvolver uma tecnologia que todos possam usar para detectar quando alguma inteligência artificial foi usada para alterar um vídeo para gerar notícias falsas e enganar as pessoas”, explicou Mike Schroepfer, chefe do departamento de tecnologia do Facebook, em seu blog oficial.
Os concursos serão abertos no final deste ano e devem durar até o começo de 2020. Não foram revelados os prêmios para os vencedores.
A iniciativa chega logo depois do lançamento do primeiro aplicativo de deepfake do mundo, o Zao, que viralizou na China.
Fonte: Jovem Nerd