Por meio de um comunicado oficial, o Facebook anunciou recentemente que vai expandir sua moderação de anúncios e, para isso, estará distribuindo o acesso à sua API da biblioteca de anúncios para interessados em vários países.
De acordo com a plataforma, o objetivo é permitir que grupos de vigilância, jornalistas, reguladores e outras pessoas possam fazer análises dos anúncios que tenham relação com política, eleições e questões sociais.
A principal finalidade é tornar a rede social mais eficiente na moderação e transparência, ao mesmo tempo em que se mantém e aumenta o nível de responsabilidade dos próprios anunciantes.
Efeitos da medida
De uma forma prática, a plataforma pretende, ao implementar e ampliar essa medida, que aqueles anunciantes que queiram veicular conteúdo relativo a um dos pontos citados acima, concluam o processo de autorização exigido pela rede social — esse processo tem como finalidade analisar e verificar em qual país eles estão.
Além disso, tais anúncios ainda devem trazer informações sobre quem está pagando por eles, sendo que essas informações permanecerão armazenadas na Biblioteca de Anúncios do Facebook pelo período de sete anos.
Vale lembrar que a plataforma já exige que seus anunciantes tenham essa autorização e que definam avisos de isenção de responsabilidade em mais de 50 países.
O que está sendo feito no momento, é a ampliação da transparência e moderação desse tipo de conteúdo em mais países.
Segundo o Facebook, um dos principais motivos para essa decisão são as questões eleitorais e a pouca atenção que se vinha dando a elas, por isso, os países que estão na próxima linha de trabalho são exatamente aqueles nos quais o período eleitoral está se aproximando como a Argentina, Canadá, Cingapura e Ucrânia.
Por fim, a rede social destaca que pretende manter sua relação com autoridades eleitorais, organizações civis e governos visando garantir a integridade do processo de eleição em todos os cantos do mundo e, para isso, vai precisar da ajuda de muito mais pessoas.
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Fonte: Tecmundo