Entre tanta polêmica relacionada ao uso indevido de dados, naturalmente surgiu a pergunta “por que o Facebook não oferece uma versão paga de seu serviço sem propagandas?”. Então, o próprio figurão da rede social, o CEO Mark Zuckerberg, veio a público explicar porque isso não é tão simples quanto aparenta ser.
Na última quarta-feira (20) o Facebook publicou uma entrevista onde estavam presentes o Mark e um professor de direito de Harvard conversando detalhadamente sobre vários tópicos e, quando falado sobre o assunto “Facebook sem propagandas”, o CEO esclareceu alguns pontos importantes sobre o tema.
(Imagem: Reprodução/Reuters)
“Quando as pessoas questionam o modelo de propagandas do Facebook eu não acho que é somente sobre ‘propagandas’.”
Ciente de sua posição delicada, Mark entende que há pessoas que não se sentem confortáveis com a falta de controle nos próprios dados coletados dentro e fora da rede social. “Quando as pessoas questionam o modelo de propagandas do Facebook eu não acho que é somente sobre ‘propagandas’. Penso que são sobre ver propagandas e os dados que envolvem o direcionamento delas.”, disse o CEO.
Atualmente há algumas maneiras de evitar propagandas inconvenientes pela própria rede social, no entanto, é impossível evitá-las totalmente — tampouco não ter seus dados coletados. A questão da “coleta de dados” se agrava ainda mais por ser bastante complexa, se estendendo desde histórico de navegação do usuário e alguns dados mais rudimentares de pessoas que não utilizam a rede social.
É um direito, não um privilégio
“E como uma questão de princípios, nós não poderíamos oferecer controle dos dados somente a quem paga. Se nós dermos o controle dos dados, daremos para toda a comunidade.”, ressalta Zuckerberg. Por fim, ele ainda acredita que os novos recursos do Facebook para controle dos dados dispensarão a necessidade de um serviço por assinatura.
(Imagem: Reprodução/Marketing Land)
Você pode assistir a entrevista na íntegra (em inglês) clicando nesse link.
E você? O que acharia de pagar para ter melhor controle dos seus dados?
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Fonte: Tecmundo