Em janeiro de 2021, a Qualcomm anunciou a aquisição da Nuvia, e os seus chips, por uma quantia a rondar os 1,4 biliões de dólares. A Qualcomm esperava que a compra da empresa a ajudasse a recuperar uma posição de liderança em desempenho de chips após anos de disputas de licenciamento de patentes com vários grupos.
Mas a Qualcomm não era a única interessada na sua aquisição. A Google também tentou fazer essa aquisição, bem como a própria Microsoft e até mesmo a Intel.
Segundo novas informações, a Nuvia acabou por se tornar num alvo de aquisição para a Google, Microsoft, Intel e Qualcomm, que consideraram comprar a empresa. No final das contas, foi a Qualcomm quem conseguiu colocar as suas mãos na empresa. Não está especificado quais foram os valores das ofertas da Microsoft, Intel e Google para tentar fazer a aquisição… mas tudo leva a acreditar que a proposta da Qualcomm foi mesmo a maior.
Uma aquisição da Nuvia pela Google poderia pelo menos significar que o Tensor – o nome dos chips da Google no telefones Pixel – não dependeria de núcleos Cortex genéricos/padrão da ARM como é hoje. Outra possibilidade é se o Google teria continuado a trabalhar num Pixelbook movido a Tensor se o grupo tivesse experiência em processadores.
Nuvia era um alvo apetecível para muitas empresas
Para quem não sabe, a Nuvia é uma empresa que foi fundada por ex-funcionários da Google e da Apple. Os três fundadores trabalharam notavelmente nos chips que equipam o iPhone, um dos principais equipamentos da Apple.
FONTE
Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.
Por Notícias e Tecnologia