O mercado de realidade virtual (RV) não anda tão aquecido quanto várias empresas do setor projetavam há três ou cinco anos — especialmente por conta da aplicação comercial da realidade aumentada (RA), que vem se concretizando com mais facilidade e amplitude nas últimas temporadas. Então, a saída para companhias como a HTC é adaptar software e hardware para atender outros nichos além do setor de entretenimento digital.
Vive Pro Eye traz acessibilidade para quem não pode utilizar as mãos
A HTC apresenta na Consumer Electronics Show (CES) 2019 uma solução que busca atender outras áreas, como os setores corporativo e educacional. O Vive Pro Eye traz um mecanismo de rastreamento ocular, que deve ser explorado como acessibilidade para quem não pode usar as mãos e poderá ser utilizado para aumentar a resolução das imagens em áreas de interesse e diminuir em coisas irrelevantes naquele momento.
Como exemplo, a HTC apresentou o app Ovation, que testa o seu desempenho como orador frente a uma plateia: sua performance e a maneira como as pessoas interagem depende de onde você está olhando enquanto fala — se está observando o teleprompter ou fazendo contato visual com a galera, por exemplo.
Fonte: The Verge
Outra demonstração foi feita com um software chamado Zero Light. Com ele, o usuário pode observar todos os detalhes durante a possível compra de um carro. Quando o consumidor presta atenção em certo objeto, ele é renderizado de forma muito fiel à realidade, enquanto os outros itens ficam desfocados. Isso pode ser usado para vendas virtuais, para priorizar cada característica do produto, sem que outras minúcias chamem mais atenção do que devem.
Ainda não há previsão de preço e deve ser lançado no segundo trimestre deste ano.
HTC também apresenta o Vive Cosmos, headset “de entrada”
Sem oferecer muitos detalhes sobre hardware, preço ou disponibilidade, a HTC também anunciou um outro novo headset, que viria para ser uma versão “barateza” de RV para quem não entrou na onda. Um pequeno vídeo teaser liberado pela companhia mostra o equipamento com fone de ouvido e uma tela flip-up que permite ver o mundo real sem ter que tirar os óculos por completo.
O dispositivo conta com câmeras de rastreamento na frente e nos lados, sem a necessidade de um mapeamento físico com sensores externos, e oferece dois controladores com encaixe para os punhos — uma segunda geração dos “knuckles”, vindos da parceria com a Valve.
Fonte: Twitter/HTC
Entre os grandes apelos estão fato do Cosmos ser modular, o que abre a possibilidade de customização e upgrade do jeito que os usuários (e seus bolsos) preferirem, e a possibilidade de conectar o gadget em um smartphone — algo que ainda não está confirmado.
Por enquanto, também não há preço ou estimativa de disponibilidade.
Fonte: Tecmundo