Geek

Intel anuncia 9ª Geração do Core i9 para notebooks e PCs all-in-one

Na última quarta-feira (20), durante a Game Developers Conference (GDC), a Intel anunciou várias novidades, entre produtos, software e projetos, mostrando sua nítida intenção de encerrar a dualidade AMD x NVIDIA no mercado de jogos.

A empresa é líder absoluta no segmento de CPUs para PCs, laptops e servidores, mas vem perdendo uma leve fatia de mercado para sua rival, a AMD. Talvez essas perdas possam ser compensadas se a Intel ganhar terreno em outras áreas.

Hardware

Processadores Intel Core Série H de 9ª Geração

A Intel anunciou sua nova linha de CPUs para notebooks topo de linha, assim como PCs all-in-one. Os Intel Core Série H de 9ª Geração serão lançados neste segundo trimestre de 2019, apresentando o máximo de 8 núcleos e 16 threads, ainda sob o processo de fabricação de 14 nanômetros. Destinados aos criadores de conteúdo e entusiastas de jogos, eles vão equipar dispositivos de alta performance num segmento onde, pela primeira vez, teremos chips i9.

Embora não tenha sido confirmado, supõe-se que eles farão parte da família de chips com codinome Comet Lake. Infelizmente, a Intel não deu detalhes sobre a arquitetura destes processadores, se resumindo a exaltar seu desempenho e comentar algumas das novas tecnologias suportadas:

  • Intel Wi-Fi 6 AX200 – Conexão sem fio de alta performance, que minimiza a latência, melhorando o desempenho em aplicações como jogos online e streaming de conteúdo;
  • Intel Optane Memory H10 SSDs – Novos SSDs que trabalham em conjunto com a memória Intel Optane, que serve para melhorar a performance geral da máquina através do pré-carregamento de arquivos dos softwares mais utilizados pelo usuário;
  • Thunderbolt 3 – Novo padrão de conexão que suporta conectores USB-C e possui velocidade de transferência de até 40 Gbps.

Software

Intel Graphics Command Center (IGCC)

Como parte de seus planos para se fortalecer no mercado gamer, a Intel anunciou um novo software para gerenciar o driver e as funcionalidades de seus chips gráficos integrados: o Intel Graphics Command Center (IGCC).

O IGCC traz uma interface moderna, inspirada no Adrenalin 2019, da AMD, com a descrição de cada função e um recurso para aplicar perfis otimizados para cada jogo, automaticamente, além de possibilitar a pré-visualização das alterações realizadas pelo usuário em tempo real.

É a primeira atualização do IGCC em cinco anos. A nova versão chega para aguardar as iGPUs de 11ª geração e também deverá ser o aplicativo padrão das placas de vídeo dedicadas que a empresa vai lançar em 2020.

O novo IGCC (Beta) pode ser baixado na loja da Microsoft (apenas para Windows 10 1709), mas só roda em CPUs a partir da 6ª geração.

Projetos

Odyssey e Intel GameDev

Visando melhorar seus produtos a partir do feedback de jogadores, criadores de conteúdo e desenvolvedores, a Intel anunciou a comunidade Odyssey e o portal Intel GameDev, que vai incentivar os desenvolvedores de jogos a otimizar seus títulos para os chips gráficos da companhia.


Fonte: Tecmundo