Depois de uma longa espera, e de meses de especulação, a Intel finalmente anunciou aquela que é a sua primeira placa gráfica da série Iris Xe, derivada do iGPU integrado aos SoCs Tiger Lake-U.
Este GPU externo DG1 não chegará para fazer frente aos gigantes da industria dos jogos, como a Nvidia e AMD, mas é uma importante mudança de estratégia por parte da Intel. O abandono do projeto Larrabee, em 2011, não significou portanto, a retirada final da Intel do mercado de GPUs. A Intel especifica de passagem que o GPU DG1 será destinado apenas a determinados OEMs.
A placa gráfica será integrada diretamente nos desktops da gama de entrada, mas irá beneficiar de potência gráfica suficiente para executar a maioria dos jogos para PC, desde que os mesmos não sejam muito pesados. Com 2.6 tflops, que é equivalente, por exemplo, a uma Nvidia GTX 1050, não deverá revelar-se muito milagrosa nos jogos, mas ainda assim poderá ser suficiente para muitos utilizadores.
Intel anuncia a gráfica Iris Xe
O primeiro parceiro da Intel a utilizar esta nova gráfica, é a Asus. A última já está a revelar os seus primeiros produtos, como por exemplo, o gráfica Asus DG1-4G, que conta com 4G para 4GB de VRAM, uma placa capaz de suportar HDR e fornecer 3 ecrãs com a resolução 4K em simultâneo (com Adaptive Sync como um bônus).
Os primeiros desktops equipados com essas placas Iris Xe devem chegar ao mercado ainda durante o primeiro semestre de 2021.
FONTE
Por Notícias e Tecnologia