A Intel anunciou ontem de uma forma mais ou menos silenciosa que vai ampliar a sua oferta de GPUs dedicados com dois novos modelos baseados na arquitetura Arc Alchemist, mas desta vez não estamos a falar de produtos para desktop, mas sim de placas gráficas voltadas para notebooks, segmento igualmente competitivo no qual não é fácil abrir espaço entre a AMD e NVIDIA.
A génese dos GPUs Intel Arc Alchemist não tem sido das melhores, o lançamento ocorrido em março de 2022 viu a empresa lutar para alcançar os seus concorrentes (algo esperado), porém nos últimos meses os drivers melhoraram muito e o desempenho não é mau de todo, considerando a relação preço/desempenho.
Para ser mais exato, a fabricante apresentou dois GPUs para laptops, os Arc A570M e A530M, elevando o número total de chips gráficos dedicados a dispositivos móveis para sete, não é um mau objetivo para uma marca que podemos definir essencialmente como “novata” num mercado tão exigente e competitivo como o das placas gráficas.
Intel Arc A570M e Arc A530M apontam a portáteis de gama média
Ao contrário do que aconteceu com os primeiros modelos de GPUs móveis Arc Alchemist, a Intel não fez nenhum anúncio oficial, ou promoveu esses novos produtos, as informações disponíveis simplesmente surgiram diretamente da versão mais recente dos drivers Intel 31.0.101.4577, motivo que no momento não nos fornece a ficha técnica completa dos Arc A570M e Arc A530M.
Apesar disso, os dados extrapolados são suficientes para nos dar uma ideia e perceber que se tratam de GPUs que poderão equipar portáteis de gama média. O Intel Arc A570M essencialmente retoma as características do já conhecido Arc A550M mas com uma frequência de GPU mais alta de 400MHz, assim como o TGP que vai de 15 watts para 75-95 watts.
O chip é equipado com 16 núcleos Xe , 256 unidades de execução e 16 unidades destinadas a cargas de trabalho de raytracing; a frequência, em vez disso, atinge 1.300 MHz , como a irmã mais nova Arc A530M, que, no entanto, vê os Xe Cores caírem para 12 com 192 unidades de execução e 12 núcleos para raytracing. Neste caso o TGP é um pouco menor , embora ainda não esteja claro a quantidade de VRAM que assumimos ser 8GB GDDR6 para o Arc A570M e 6/4 GB para o Arc A530M mais barato.
Os novos GPUs móveis da Intel devem chegar em breve com os notebooks parceiros da Intel, não sabemos exatamente em que faixa de preço, embora se suponha que os primeiros exemplares estarão disponíveis no outono.
Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, do Instagram e do Twitter? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.
Por Notícias e Tecnologia