Geek

Intel anuncia que vai construir uma fábrica na Europa

A Intel já havia revelado que estava a ponderar abrir uma fábrica na Europa. Numa fase inicial essa fábrica estava planeada para ser construída em França, mas agora parece que está certo que será na Alemanha, só ainda não se sabe se será em Munique ou em Dresden.

Ou seja, a Alemanha conseguiu convencer a Intel a ter a sua fábrica Europeia, onde a França e a Itália fracassaram. Mas esses dois países não disseram a última palavra e estão a negociar outras coisas. A França, por exemplo, gostaria de receber a instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento. A Intel já tinha um em Sophia-Antipolis (perto de Cannes e Antibes) e esta cidade está justamente nas vistas para ser o local de recepção do novo centro. Por sua vez, a Itália quer um centro de embalagem. Este termo refere-se à montagem de semicondutores para dar origem a sistemas completos. Esta actividade industrial está em pleno desenvolvimento para atender às novas expectativas, mas também para optimizar a eficiência dos componentes.

falha intel

Nova fábrica da Intel na Europa será na Alemanha

Quanto à Alemanha, a Intel planeia fazer um investimento inicial de 10 biliões, que podem chegar aos 100 biliões na próxima década. A formalização da fábrica alemã ocorreria dentro de algumas semanas e o início da produção deve ocorrer em 2024.

Esta fábrica europeia atenderá sobretudo clientes locais, mais numerosos nos sectores automotivo e industrial do que em computadores ou smartphones. A Intel também quer ter mão de obra suficiente, sem roubar tudo das empresas locais. Acontece que a cidade de Dresden atende a muitos critérios.


Por Notícias e Tecnologia