Thunder Cheats

Intel desactiva o DirectX 12 em muitos dos seus processadores: entenda os motivos

Enquanto a Intel a empresa ainda trabalha na resolução do problema de DRM defeituoso nos mais recentes processadores Alder Lake, a empresa anunciou a descoberta de uma falha de segurança no IGPU dos seus processadores Haswell de 4ª geração. Lançados em 2013, esses processador já não são novas, mas ainda atendem a muitos utilizadores em todo o mundo.

Segundo a Intel, essa vulnerabilidade está relacionada ao seu controlador gráfico e ocorre quando a API DirectX 12 é carregado. Sabendo disso, a marca optou por uma solução radical, ao invés de corrigir a falha, a fabricante simplesmente desactivou o suporte para DirectX 12 nos processadores em questão. Esta medida surpreendente será eficaz com a actualização dos drivers gráficos Intel 15.40.44.5107.

Na verdade, as aplicações executadas exclusivamente na API DirectX 12 não funcionarão mais com esses processadores se nenhuma placa gráfica estiver presente.

”Uma vulnerabilidade de segurança potencial no Intel Graphics pode permitir o aumento de privilégios nos processadores Intel Core de 4ª geração. A Intel lançou uma actualização de software para atenuar essa vulnerabilidade potencial. Para atenuar a vulnerabilidade, os recursos do DirectX 12 não são mais suportados”, disse a Intel no seu site oficial.

Em vez de resolver o problema Intel desactiva o DirectX 12 nos processadores

Aqui está a lista de processadores afectados, que foram comunicados pela Intel:

  • Processador Intel Core de 4ª geração com Intel Iris Pro Graphics 5200 IGPU
  • Processador Intel Core de 4ª geração com Intel Iris Graphics 5100 IGPU
  • Processador Intel Core de 4ª geração com IGPU Intel HD Graphics 5000/4600/4400/4200
  • Processadores Intel Pentium e Celeron com IGPU HD Graphics baseado em Core de 4ª geração

Se possui um desses processadores e absolutamente precisa executar aplicações DirectX 12, a Intel logicamente recomenda que não descarregue esta actualização, e permaneça com a versão do driver 15.40.42.5063, ou anterior.


Por Notícias e Tecnologia
Sair da versão mobile