Geek

Intel prepara-se para investir 20 biliões em duas novas fábricas de chips

A Intel anunciou que vai fazer um investimento de 20 biliões de dólares para construir duas fábricas para a produção de chips electrónicos. O mais surpreendente, é que esses chips serão fabricado em nome de outras empresas, algo como faz a TSMC.

Este investimento de 20 biliões de dólares permitirá a criação de duas fábricas no estado do Arizona. Esse será um aspecto essencial da estratégia de produção nos Estados Unidos, e na Europa.

“A Intel é a única empresa com tal amplitude de conhecimento em software, chips, embalagens e processos industriais (…) em que os clientes podem confiar para as suas inovações”, disse Pat Gelsinger, o novo chefe da Intel.

A empresa também anunciou a Intel Foundry Services, uma nova divisão nos Estados Unidos e na Europa. Este é um ramo de serviços para fundições, aquelas fábricas especializadas em materiais semicondutores. Pat Gelsinger quer fortalecer as suas próprias capacidades de produção, e aumentar o uso de subcontratados.

Intel 7nm fábricas

Intel prepara 2 fábricas para fabricar chips para outras empresas

Os executivos dos Estados Unidos, e da Europa, estão cada vez mais preocupados com o risco de uma concentração em Taiwan do fabrico de semicondutores, devido às tensões com a China. A Intel espera que possa tranquilizar a todos, e ser eficiente. O objectivo é:

“ganhar em flexibilidade e tamanho para optimizar a trajectória da Intel em termos de custo, desempenho, prazos de entrega e fornecimento”, detalha o grupo.

A escassez de componentes electrónicos na Ásia está actualmente a forçar as fabricantes a desacelerar os seus sites. O primeiro sector afectado foi o do automobilístico, mas muitos outros surgiram logo a seguir.

FONTE


Por Notícias e Tecnologia