A terceira temporada da série animada Irmão do Jorel venceu nesse sábado (6) o prêmio de Melhor Série de Animação nos Prêmios Quirino, que consagra o melhor da indústria ibero-americana de animações.
Quem recebeu o prêmio na cidade de Tenerife, na Espanha, foi o criador da animação Juliano Enrico, que destacou os artistas, roteiristas, animadores, produtores e atores brasileiros de animações. Ele ainda falou da animação brasileira como algo maior que mero entretenimento. “É um negócio, são muitos artistas e muito talento, e tem que continuar”, declarou o diretor (via Estadão).
O seriado exibido pelo Cartoon Network venceu os concorrentes Petit, de Bernardita Ojeda Sala (coprodução entre Chile, Argentina, Colômbia) e Puerto Papel, de Álvaro Ceppi (coprodução entre Chile, Brasil, Colômbia, Argentina).
Enrico agradeceu o Cartoon Network e o estúdio de animação Copa Estúdio. Veja:
O Brasil também saiu vitorioso do prêmio na categoria Melhor Curta Animado com a produção Guaxuma, de Nara Normande, que desbandou as espanholas La Noria e Soy una Tumba. O discurso de vitória de Normande foi bastante político, se referenciando ao Presidente Jair Bolsonaro como “fascista” e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “preso político”.
Na categoria principal de Melhor Filme Animado, o brasileiro Tito e os Pássaros estava concorrendo, mas o vitorioso foi o colombiano Virus Tropical, que adaptou a graphic novel Power Paola sobre uma jovem que vive entre Colômbia e Equador.
A terceira temporada de Irmão do Jorel estreou no Cartoon Network em julho deste ano e teve a participação do rapper Criolo. As duas primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.
Fonte: Jovem Nerd