A NVIDIA anunciou o lançamento da Jetson AGX Xavier, placa para adição de Inteligência Artificial a projetos de robótica e outros tipos de máquinas autônomas. De acordo com a própria NVIDIA, o módulo é capaz de atingir a taxa de 32 TeraOps (TOPs) de performance, o que corresponde a 20x mais desempenho do que seu antecessor, Jetson TX2, de 2016, que chegava a 1,5 Teraflop. Com isso, o Jetson AGX Xavier permite que desenvolvedores implantem redes neurais mais rapidamente, por exemplo.
Ele também consegue processar duas câmeras HD ao mesmo tempo – com 4k e 60 frames por segundo –, apresentando alta capacidade de detecção e rastreamento de objetos. Ainda possui suporte para Wi-Fi e rede 5G.
Confira outras de suas especificações técnicas:
- GPU – 1377 MHz, com arquitetura NVIDIA Volta de 512 núcleos
- Processador – 64 bits com oito núcleos
- Memória RAM – 16 GB
- Armazenamento interno – 32GB
- Conectividade: Wi-Fi, 5G, USB 2.0, USB 3.0, USB 3.1 e HDMI 2.0
- Tamanho: 105mm x 105 mm
O Jetson AGX Xavier deve funcionar como um poderoso cérebro para qualquer bot e oferecer “o desempenho de um servidor de estação de trabalho em um computador que cabe na palma da sua mão”, garante a companhia. A partir desses aspectos, pode ser aplicado em projetos de ponta, de robôs para atuarem em atividades de delivery, fabricação, mercados varejistas, cidades inteligentes, segurança, dentre outras. O módulo, evidentemente, não é dos mais baratos e pode ser adquirido na loja internacional da NVIDIA, a partir de 1.099 dólares.
Fonte: Tecmundo