Ontem (14), a PlayStation revelou nada menos que 18 minutos de gameplay de puro hype de Ghost of Tsushima, mostrando mais da exploração, combate, stealth e até customização do personagem. Mas enquanto todo mundo tava deslumbrado com os gráficos soberbos do game, teve muita coisa que somente os olhos mais atentos pegaram.
Você reparou em tudo, tudo mesmo que foi mostrado no vídeo? Se não, sem problemas! Estamos aqui pra apontar diversos pontos legais que você provavelmente não viu! Então bora lá?
1 – Há muitos navios no game! Será que teremos navegação?
Você reparou que durante a exploração demonstrada há diversas embarcações nas costas japonesas? Sejam eles nipônicos ou mongóis, há muitos navios no horizonte. E o que isso quer dizer? Provavelmente Jin poderá nadar e fazer missões de infiltrações nesses barcos ou até, quem sabe, navegar em seu próprio navio, algo meio Assassin’s Creed. Teremos que esperar para ver!
2 – Alertas de animais selvagens são diferentes de inimigos comuns
Sabe quando você está jogando Assassin’s Creed ou Sombras da Guerra e vê um indicador visual sinalizando que um adversário consegue te ver? Às vezes a gente não sabe se é um inimigo comum ou um animal selvagem nesses jogos, mas em Ghost of Tsushima haverá um indicador diferente para mostrar quando um urso ou outro animal estiver correndo atrás do protagonista.
3 – Existem objetivos opcionais em toda fortaleza inimiga
Em Red Dead Redemption 2 ou outros games de mundo aberto, diversas missões têm objetivos opcionais para aqueles que adoram receber uma boa nota ou recompensas extras. No novo game exclusivo de PS4, parece que teremos mecânicas similares, como matar inimigos com o arco e até objetivos bem parecidos com Assassin’s Creed Odyssey, como resgatar reféns, matar o general mongol da fortaleza e mais.
4 – É possível se curar em Ghost of Tsushima
Muita gente ficou com a impressão que Ghost of Tsushima é bem fácil e não é pra menos: em momento algum, Jin, protagonista do game, recebeu uma boa dose de porradas. E, por conta disso, ficou difícil de entender como funciona a saúde dentro do jogo: é uma barra de vida convencional? Ou só a tela ficando vermelha como em Uncharted?
Apesar de haver dúvidas, o jogo mostra em diversos momentos que Jin pode recuperar vida, então devemos ver a tradicional barra de saúde no game, que provavelmente é a barrinha vermelha no canto inferior esquerdo. Em alguns momentos, é até possível ver o ícone de cura na interface, que é o direcional para baixo.
5 – Existe um ranque lendário para o Fantasma de Tsushima
Jin é um samurai que está tentando repelir a invasão mongol no Japão no século XIII e, no processo, vai acabar se tornando uma lenda temida pelos inimigos. Mas como a Jornada do Herói dita, ele não vai ser um herói espetacular desde o começo, né? Aparentemente, teremos um ranking de lenda que vai criar a alcunha de Fantasma de Tsushima e detonar fortalezas é uma das formas de aumentar o seu nível.
6 – Ser amigos dos animais dão vantagens
No gameplay, ficou claro que as raposas podem te levar para santuários que você ainda não visitou, mas há outros animais que podem guiar o jogador organicamente pra pontos interessantes no mapa. O passarinho amarelo leva Jin a uma possível missão secundária, mas veja que pássaros comuns também guiam o personagem pra dentro de casas abandonadas recheadas de itens. Sigam os animais!
7 – Existe Fast Travel e santuários são alguns deles
Mapas grandes exigem fast travel, não é mesmo? Ainda não sabemos quais pontos do mapa serão locais de viagens rápidas, mas certamente os santuários são alguns deles. Só reparar na mensagem que aparece depois de Jin prestar honras ao local.
8 – Liberar santuários aumenta o número de equipáveis
Logo após liberar um santuário, uma mensagem é exibida na tela: “faltam dois santuários para ganhar um espaço de Encantamento Menor”. Portanto, haverá recompensas para àqueles que desbloquearem o mapa.
9 – Jin provavelmente pode trocar suas armas (e usar outros equipamentos além da katana)
Ainda não vimos nada sobre as armas que Jin poderá usar, somente os Encantamentos que dão atributos extras. Mas brevemente em um ponto do mapa, é possível ver o que parece ser uma arma diferente das katanas convencionais brilhando, mais especificamente um facão mongol. Será que haverá outros equipamentos além das tradicionais espadas japonesas?
10 – Jogo fácil que mata em um hit? Na verdade, são confrontos letais, uma mecânica diferente da batalha
Todo mundo reparou e questionou: caramba, será que Ghost of Tsushima é fácil assim que dá pra matar os inimigos em um golpe só? Bom, não sabemos, mas há UMA coisa que sabemos: a primeira batalha mostrada não é uma batalha comum, e sim um confronto letal, que parece resolver tudo em um golpe só depois de chamar o inimigo na chincha.
Reparem que você pode apertar o direcional para cima para desafiar o oponente e, para ganhar a batalha em um golpe só, deve segurar triângulo e soltar o botão somente na hora certa. Quase como em um duelo de faroeste! Será que Jin também morre em um golpe só nesses confrontos letais?
11 – Há lutas contra chefões ou inimigos mais fortes?
Ainda é difícil saber, mas durante o gameplay vemos dois pontos que indicam isso: o objetivo secundário aqui diz para matar o general do acampamento, que pode ser algo similar a matar capitães em Assassin’s Creed Odyssey. Em outro ponto, inimigos de armaduras mais pesadas demoram a morrer e não podem ser mortos em um golpe só.
12 – Existem habilidades especiais com as espadas e arco e flecha
Já era esperado que um jogo recheado de batalhas brutais tenha algumas habilidades especiais, não é mesmo? Você pode não ter percebido, mas Jin mostrou isso algumas vezes, como ao mirar com o arco e ter um grande indicador com o R3 para um disparo especial e no golpe horizontal com a katana que gastou uma esfera dourada do canto inferior esquerdo.
Há diversos indicadores dos inimigos que mostram o momento de ataque, o que será útil pra aparar os golpes e deixá-los vulneráveis, algo que faz com que você recarregue sua barra de habilidades.
13 – Aparentemente, há três posturas de katana, assim como em Nioh
Pra quem é fã de Nioh, as posturas com as armas é algo muito legal para variar o combate. No trailer de Ghost of Tsushima, é possível ver brevemente que há três instâncias distintas: a da Pedra, a da Água e uma terceira que não foi selecionada durante o gameplay.
14 – Os inimigos têm barra de vida na interface
Os oponentes podem não ter níveis como em um RPG, mas eles certamente têm barras de vida. Ela é bem tímida e pouco aparente para não poluir a interface do game, mas se você olhar bem atentamente, ela está lá.
15 – Jin pode prestar respeito e honra para oponentes mortos
Você reparou que depois que Jin mata um inimigo, há um ícone para o samurai fazer uma reverência para prestar honras e respeito aos inimigos mortos em combate? A Sucker Punch não deu detalhes sobre a mecânica e se ela tem alguma serventia ou uso prático, mas é legal ver que existe atenção até nos pequenos detalhes.
16 – Há diferentes tipos de arcos e itens para jogar no chão
Por um momento muito breve, vemos a interface de armas a longa distância, mostrando que há arcos curtos, arcos longos e a possibilidade de tacar objetos longe para chamar atenção dos inimigos. Na tela, vemos flechas pesadas e flechas leves para os arcos, e sinos de ventos ou bombinhas para jogar.
17 – Assassin’s Creed, é você? Assassinatos rápidos? Mais ou menos
Durante a apresentação que mostra as habilidades furtivas do Fantasma de Tsushima, é possível ver que o jogador pode assassinar os inimigos silenciosamente ou até mesmo criar uma corrente de assassinatos, matando inimigos em sequência. Contudo, parece que nem todos os inimigos estarão completamente vulneráveis.
Neste ponto, é possível ver bem rapidamente que o inimigo mais forte da fortaleza, possivelmente um general, tem uma mensagem diferente de “assassinar”: a informação escrita é “Slaughter”, que pode ser traduzido como “abate” ou “chacinar”. Qual será a diferença?
A realidade é que Jin não consegue matá-lo rapidamente depois de usar uma bomba de fumaça, já que a única opção é “golpe crítico”.
18 – Kunais e flechas são fortes, mas parecem ser escassas
Durante a invasão furtiva de Jin, vemos que ele pode usar aparatos que mais parecem vir dos ninjas, que nem existiam nesse período. Na interface à esquerda, vemos que há quatro itens selecionáveis, entre eles a bomba de fumaça e kunais. Contudo, há pouquíssimos para serem usados.
Mais pra frente, quando o protagonista atira com o arco, ele tem apenas uma flecha pesada e duas flechas leves. Será que os recursos serão escassos ou simplesmente havia poucos no momento? Como Jin usa mais as espadas do que o arco nas lutas, provavelmente esses serão recursos extras e em menor quantidade.
19 – Provavelmente não há níveis, mas sim atributos diferentes
Na interface de customização, mais uma vez há uma mensagem que reforça que é preciso desbloquear santuários para equipar os Charms, ou Encantamentos, que dão atributos diferentes. Nos que foram mostrados, vemos três deles: um que recupera a vida fora do combate, outro que cria nuvens de veneno depois que um inimigo pega um sino de vento deixado no chão e um que recupera 25% da vida após usar uma bomba de fumaça.
Mas o mais importante é que na tela do menu não vemos nenhum indicador de nível, apenas equipamentos e uma árvore de habilidades. Inclusive, provavelmente ao apertar triângulo na tela dos Encantamentos, devemos ter opções de armaduras e, quem sabe, de armas também.
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Esses foram alguns dos detalhes que reparamos no gameplay de Ghost of Tsushima que você provavelmente passou batido! Você tinha reparado em todos eles? Viu mais algum que não falamos por aqui? Colabore com a gente e deixe seu comentário abaixo!
Ghost of Tsushima será lançado para PS4 no dia 17 de julho de 2019.
Fonte: Voxel