O australiano Julian Assange, criador do WikiLeaks, foi preso em Londres nesta quinta-feira (11). Ele tinha asilo na Embaixada do Equador, e foi detido por conta de um pedido de extradição feito pelo governo dos Estados Unidos. A informação é da Folha.
Em 2010, Assange, por meio do WikiLeaks, vazou um grande volume de documentos, vídeos e fotos confidenciais, que mostravam algumas das ações do governo dos EUA durante a guerra do Afeganistão. À época, o programador alegou que o vazamento tinha sido feito com o intuito de “mostrar ao mundo os crimes cometidos pelos Estados Unidos”.
Desde 2012, Assange estava sob proteção da Embaixada do Equador em Londres. O país sul americano anunciou a retirada do asilo dele na manhã desta quinta-feira:
Ecuador decidió soberanamente retirar el asilo diplomático a Julian Assange por violar reiteradamente convenciones internacionales y protocolo de convivencia. #EcuadorSoberano pic.twitter.com/V02pvvtPY0
— Lenín Moreno (@Lenin) April 11, 2019
Assange está sendo processado nos EUA sob acusação de conspiração, a partir da tentativa de violar senhas de um computador do Departamento de Defesa. No Reino Unido, ele é processado por violar as regras da liberdade condicional, já que não compareceu em uma audiência judicial em 2012.
O governo britânico não vai acatar de imediato o pedido de extradição dos EUA. Alan Duncan, ministro das relações exteriores, disse que o hacker não será enviado aos EUA caso haja a possibilidade de pena de morte, apontando que o país segue o mesmo procedimento com todos os seus prisioneiros.
Uma agência de notícias russa registrou o momento da prisão de Assange:
EXCLUSIVE: #Assange escorted out of Ecuadorian Embassy into police custody https://t.co/o8UvhOfJOo pic.twitter.com/JhAChGGNvR
— RT (@RT_com) April 11, 2019
Julian Assange ficará sob custódia no Reino Unido, aguardando a decisão de um juiz federal da Corte de Westminster.
O que é o WikiLeaks?
O WikiLeaks foi criado por Julian Assange em 2006, como uma plataforma para se receber documentos confidenciais, protegendo a identidade de quem os envia.
O site ganhou notoriedade em 2010, ao divulgar uma grande quantidade de documentos confidenciais do governos dos EUA. À época, o movimento criado pelo hacker ganhou apoio de figuras como o presidente russo Vladimir Putin e o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2015, o WikiLeaks revelou que o governo americano havia grampeado a ex-presidente Dilma Rousseff, o avião presidencial brasileiros e alguns dos ministros do antigo governo.
Quem é Julian Assange?
Julian Assange nasceu na Austrália em 1971, sendo filho de uma artista visual e de um ativista pacifista. Ele estudou física, matemática e programação na Universidade de Melbourne, mas não chegou a receber um diploma.
No final dos anos 80, se envolveu com a comunidade hacker, sendo conhecido pelo nickname Mendax. Sua primeira grande incursão hackerativista aconteceu em 1989, quando ele e mais dois hackers enviaram o worm WANK para computadores da NASA e do Departamento de Energia dos EUA, com uma mensagem que se posicionava contra o uso de energia nuclear.
A vida de Assange e a criação do WikiLeaks foi levada aos cinemas no filme O Quinto Poder, de 2013, com Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho) interpretando o hacker.
Fonte: Jovem Nerd