Os videogames são, por si só, um meio de entretenimento bastante popular – e, se você tá aqui no Voxel, as chances de você ser um fã são absolutas. Ainda assim, existem outros meios de estar em contato com games sem ser jogando eles.
Com isso em mente, a gente separou sete livros sobre esse universo maravilhoso dos jogos para que você possa dar um descanso da ação frenética sem precisar perder contato com os jogos, aproveitando para aprender mais sobre a indústria e também poder se aprofundar na história de algumas franquias famosas.
Jason Schreier é editor de notícias do Kotaku e um dos maiores jornalistas investigativos da área de games da atualidade. Sendo assim, ficou fácil pro cara escrever um livro contando como funciona os bastidores da indústria de games e trazer histórias que vão de cômicas a dramáticas sobre como é desenvolver alguns dos jogos mais conhecidos pela galera, como The Witcher 3, Uncharted 4, Halo Wars e outros.
Sangue, Suor e Pixels é tido por muitos fãs de videogames como um livro essencial para entender como o universo dos jogos eletrônicos funciona e como tudo acontece pela perspectiva de quem faz, efetivamente, a mágica dos games acontecerem.
A rivalidade que moldou o mercado de games por mais de uma década é contada em detalhes em A Guerra dos Consoles. Blake J. Harris entrevistou mais de 200 funcionários antigos da SEGA e da Nintendo para descrever aquela que foi uma das maiores corridas pela supremacia no entretenimento eletrônico doméstico nos mínimos detalhes – desde táticas de venda a ideias que transformaram as duas empresas e as consolidaram como ícones da indústria.
Uma leitura considerada obrigatória para quem viveu essa realidade ou para quem é apaixonado pelas duas marcas mais tradicionais da história dos games.
Livros que aprofundam a história de games estão em alta e um dos melhores exemplares da atualidade é Diablo III: A Ordem. Contando a história de Deckard Cain e sua jornada como o último dos Horadrim, sua maldição, histórias e sabedoria, o livro vai muito além do que o próprio Diablo 3 conseguiu contar e contextualiza todos os acontecimentos de forma detalhada e dramática.
A série de livros escritos por Oliver Bowden sobre a franquia Assassin’s Creed tem o objetivo de contar as histórias dos games de forma mais densa e tudo começa com A Cruzada Secreta, que apresenta a narrativa de Altair e sua jornada para se tornar um membro do credo dos assassinos.
Outro livro da série que é muito recomendado é também um dos preferidos dos fãs de Assassin’s Creed: Bandeira Negra é imperdível para quem gosta da franquia.
Com a chegada de Resident Evil 2 Remake virando a esquina, o momento é mais do que propício para relembrar (ou descobrir) a história por trás da franquia que lançou o gênero de survival horror para o mundo conhecer.
S. D. Perry usa a série de livros Resident Evil, começando por A Conspiração Umbrella, para contar em detalhes os desdobramentos que levaram à ruína de Raccoon City, começando com os casos de canibalismo nas montanhas Arklay e o incidente na mansão Spencer.
Para quem quiser revisitar direto a história de Leon Kennedy e Claire Redfield, o terceiro volume da série é o indicado: A Cidade dos Mortos vai ser o aquecimento perfeito para o lançamento do game que chega nas próximas semanas.
Às vezes é a literatura que inspira criações grandiosas no mundo dos games e, por isso, nossa última recomendação não poderia ser outra: The Witcher – O Último Desejo é o primeiro da coleção que deu origem aos excelentes games da série The Witcher.
Escrito pelo polonês Andrzej Sapkowski, os livros contam a histórias e as aventuras de Geralt de Rívia, criado desde sua infância para se tornar um caçador de monstros. Todos os livros da coleção são considerador obrigatórios para os fãs.
Você pode ter livros e filmes sobre jogos e eles não serem sobre algum título específico, mas isso não os faz menos geniais. É o caso de Jogador Nº1, de Ernest Cline, que ganhou as telonas recentemente na forma de um filme inspirado em seu livro.
Contando a história de um futuro distópico, a Terra de 2044 não é nem um pouco parecida com o que é atualmente: as pessoas buscam no mundo digital uma forma de escapar da realidade triste e desoladora – e tudo é feito através de um mundo virtual utópico chamado OASIS, que permite que as pessoas sejam o que elas quiserem.
Recheado de referências de filmes, games e cultura pop oitentista, o livro é recheado de entretenimento e muitas horas de uma leitura leve e gostosa, sem perder a qualidade da narrativa.
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E aí, gostou das recomendações? Tem mais alguma para fazer? Conta pra gente qual é o seu livro favorito sobre games aí nos comentários.
Fonte: Voxel