Atualizações recentes do Windows 10 para processadores ARM trazem inúmeras novidades para os utilizadores de Windows Phone, já testadas por meio de instalação do sistema operacional nos modelos Lumia 950. Torna-se realidade, então, a migração para celular de diversas funcionalidades contidas apenas em desktop, listadas em um tweet de Gustave Monce, um dos fundadores do projeto.
Já em desenvolvimento e em fase final, com lançamento previsto para setembro de 2019, a nova atualização permite a ativação de uma vasta quantidade de sensores:
- Bússola
- Giroscópio
- Inclinômetro
- Sensor de luminosidade
- Orientação (absoluta)
- Altímetro
- Barômetro
- Magnetômetro
- Sensor de proximidade
- Sensor de orientação simples
- Acelerômetro (padrão)
Espera-se que, em breve, mais sensores sejam adicionados ao sistema operacional, como entradas USB, driver de câmera integrada, GPS e outras funcionalidades mais específicas do aparelho durante as últimas fases de testes.
O programa é conhecido como WoA Project e já conta com um canal do Telegram para discutir com a comunidade novas necessidades e alimentações da atualização, o que mostra que outras funções devem vir para ARM e agregar bastante ao sistema operacional.
Já com aproximadamente 1 ano de vida, o projeto idealizado por Monce deve trazer, muito em breve, mais novidades. O esperado é que o Lumia 950, “cobaia” dos testes de Windows 10, torne-se o primeiro aparelho móvel com o real sistema operacional da Microsoft e prove que seu ciclo, e o da sua linha de celulares, ainda não se encerrou.
***
Quer dominar qualquer aparelho celular e se sobressair no mercado? Saiba mais aqui.
Fonte: Tecmundo