A MediaTek anunciou nesta quinta-feira (14) a chegada de seu novo processador, o Helio P90. O equipamento tem foco em fotos de alta resolução e inteligência artificial, a última garantida pela nova arquitetura APU 2.0. Com isso, ele apresenta desempenho de 1127 GMACs (2,25 TOPS) e um nível de experiência quatro vezes maior que os Helio P70 e P60.
O novo chip tem sistema de oito núcleos e conta com dois processadores ARM A75 com frequência de até 2,2 GHz e outros seis processadores A55 de até 2,0 GHz. O processamento gráfico fica por conta da GPU PowerVR GM 9449 desenvolvida pela Imagination Technologies, informa a MediaTek.
O Helio P90 chip oferece alto desempenho combinado com baixo consumo de energia graças à tecnologia própria chamada CorePilot, garante a fabricante. Esse benefício seria fruto de um sistema mais eficiente de gerenciamento dos oito núcleos do novo chipset da MediaTek.
Reconhecimento facial é um dos recursos oferecidos pelo novo Helio P90. (Fonte: MediaTek)
IA e câmera
Recursos como Google Lens, detecção facial de aprendizagem profunda, identificação de objetos e cenas e realidade aumentada e realidade mista também são alguns dos suportados pelo novo chip. Ele conta com o novo motor de IA ISP, criado especialmente para garantir um auxílio extra de IA para a câmera.
A peça ainda pode ser usada em dispositivos com câmeras de até 48 MP (ou câmeras duplas de 24 MP + 16 MP). O processamento de sinal de imagem é triplo o Helio P90 é capaz de registrar imagens de 48 MP com até 30 quadros por segundo e zero atraso do obturador. Em câmera lenta, será possível fazer imagens de até 480 FPS em alta definição.
Por fim, o equipamento traz suporte para rede 4G e Bluetooth 5.0 e deve estar presente em aparelhos lançados a partir do primeiro trimestre de 2019.
Fonte: Tecmundo