Thunder Cheats

Mediatek prepara-se para entrar no mercado de processadores ARM para PC

Há pouco revelamos aqui o Dimensity 9000, o mais recente processador da Mediatek para dispositivos Android, e que até ao momento, provavelmente é o mais veloz processador para esse tipo de equipamentos. No entanto, por ocasião da sua apresentação, a fabricante anunciou que pretende desenvolver uma plataforma de hardware ARM para computadores.

A estratégia da Apple Silicon e o desempenho do chip Apple M1 e as suas variantes M1 Pro e M1 Max implantadas nos seus Macs reacendem a corrida para desenvolver plataformas de hardware ARM para PCs. O grupo Qualcomm indicou que quer oferecer um SoC ARM para laptops Windows até 2023, e que seja tão eficiente como os da Apple… e agora é a vez da MediaTek mostrar o seu interesse neste tipo de desenvolvimento.

E tal como o seu concorrente de San Diego, ela acredita que os Wintels viveram e que agora existem oportunidades para PCs Windows com arquitectura ARM das quais ela também deseja aproveitar, sem fornecer ainda uma programação. Sabemos que a Qualcomm já começou a explorar esse caminho há vários anos (depois de tentar sem sucesso lançar uma categoria de Smartbook no início dos anos 2010), abordando a Microsoft para adaptar o Windows às suas plataformas Snapdragon.Começando com seus SoCs móveis, o grupo posteriormente ofereceu plataformas Snapdragon 8cx / 8c / 7c dedicadas voltadas mais para conectividade sem fio / celular) e autonomia (” sempre ligado, sempre conectado “) em vez de desempenho bruto.

Mediatek quer entrar no mercado de processadores ARM para PC

O poder do chip Apple M1 força esses designs a serem repensados, ​​e a Qualcomm vai contar com a aquisição da Nuvia, uma empresa fundada por ex-funcionários da Apple que trabalharam nos chips Apple Axe para iPhone e iPad, para se relançar.

Por sua vez, a MediaTek já oferece chips ARM de baixo consumo para Chromebooks e modems 5G para notebooks (em parceria com a Intel) e, portanto, tem um ponto de partida. Porém, mudar para uma plataforma capaz de oferecer alto desempenho pode levar alguns anos…

FONTE


Por Notícias e Tecnologia
Sair da versão mobile